Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bebianno buscou congressistas, ministros de tribunais e militares para contornar crise

Ministro foi defendido pelo presidente da Câmara dos Deputados e pelo vice-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência)
O ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência) - Folhapress

Gustavo Bebianno buscou apoio entre congressistas graduados, ministros de tribunais superiores e até de militares para contornar a crise em torno de sua permanência na Secretaria-Geral da Presidência.

DEIXA DISSO 

Um dia depois de sofrer ataques de Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que endossou a artilharia, Bebianno foi defendido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e pelo vice-presidente, Hamilton Mourão.

COMO ASSIM? 

No meio militar a reação à crise é de perplexidade com o endosso de Bolsonaro aos ataques públicos de Carlos a Bebianno.

SOCO 

Um general diz que o filho do presidente vai acabar colocando o governo no corner logo nos primeiros rounds.

NADA MUDA 

A Vale deve manter nesta sexta (15), numa audiência na Justiça, as propostas que fez ao MPT (Ministério Público do Trabalho) para indenizar as famílias das vítimas do acidente na barragem de Brumadinho (MG). 

DIGO NÃO 

A reunião pode resultar em impasse: num encontro com representantes do MPT, na quarta (13), os parentes dos mortos decidiram rejeitar as ofertas da empresa.

JUSTO 

A mineradora, que ofereceu até R$ 300 mil de indenização moral a parentes diretos, afirma que sua proposta é superior ao que a lei e a jurisprudência determinam.

VEJA BEM 

“Estamos dispostos a ouvir. Mas contamos com a ajuda do Ministério Público para que a nossa oferta seja bem compreendida”, diz Maurício Pessoa, advogado da Vale.

POSITIVO 

Os procuradores dizem que não podem endossar nada sem a concordância dos familiares das vítimas.

DESEJO 

A Viva Pacaembu, associação de moradores do bairro, colocou uma enquete eu seu site perguntando: “Você é a favor da concessão do Estádio do Pacaembu para a iniciativa privada?”. Deu zebra: até o fim da tarde de quinta (14), 68% votavam que sim, contra 32% que se diziam contrários.

MARTELO 

A entidade é contra a concessão e conseguiu suspendê-la na Justiça.


MICROFONE

A atriz Maisa Silva, o cantor Daniel e o jogador de futebol Ricardo Goulart foram ao show do britânico Ed Sheeran, no Allianz Parque, na quarta (13). A cantora Júlia Gomes, a modelo Isabella Kulikovski e a dupla Maiara e Maraisa também passaram por lá.
 


FALTA GRAVE 

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) abriu procedimento disciplinar contra juízes do Rio Grande do Sul que se negam a realizar audiências de custódia com presos do estado.

ORDEM 

O STF já determinou que as audiências têm que ser realizadas. Nelas, o preso é levado ao juiz 24 horas depois de detido.

DESORDEM 

O ministro Dias Toffoli, que preside o CNJ, considerou a desobediência “grave”. Se confirmada, poderia ser considerada um “atentado contra uma política nacional do Poder Judiciário”.

LEMBRANÇA 

O Museu da Pessoa, iniciativa que reúne histórias de vida de brasileiros, vai depositar parte de seu acervo no Arctic World Archive, um armazém de documentos digitalizados situado na Noruega. A entidade fornecerá 300 histórias gravadas em vídeo entre 2006 e 2016 em 42 cidades do Brasil.

ETERNA 

O museu foi criado em 1991 e possui um acervo de 18 mil relatos e cerca de 60 mil fotos e documentos dos séculos 20 e 21. 

FRONTEIRAS 

A ministra Damares Alves, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, vai para Goiânia no dia 21 conversar com a promotora do caso sobre as denúncias contra o médium João de Deus.

ELE MERECE 

O empresário Paulo Marinho, compadre e amigo próximo de Ricardo Boechat, está contratando um arquiteto para fazer uma estátua de bronze do jornalista, morto em um acidente de helicóptero na segunda (11).

RIO ETERNO 

Marinho vai pedir autorização à Prefeitura do Rio de Janeiro para colocar a imagem ao lado da estátua de Zózimo Barrozo do Amaral (1941-1997) na praia do Leblon. “É para os dois ficarem conversando eternamente, admirando a paisagem que tanto amaram.”


DOSE DUPLA

As exposições “Seca” e “Através” foram inauguradas na Galeria Raquel Arnaud na semana passada. O crítico de arte Fábio Magalhães e o filósofo José Arthur Giannotti estiveram lá. Os artistas Marco Giannotti e seu filho Benjamin e Geórgia Kyriakakis, compareceram.


CURTO-CIRCUITO

A Matilha Cultural, no centro de São Paulo, celebra os seus dez anos com o lançamento da “Mixtape  Vol. 2”, produzida por Mr. Bomba e com participações de Black Alien, RAPadura, Sandrão e Criolo.

A cantora Luísa Sonza apresenta nesta sexta (15) um pocket show no espaço Casa de Praia Gillette  Venus, montado no Nacional Club, no Pacaembu, em São Paulo.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.