Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Participação da indústria de transformação no PIB brasileiro é a menor desde 1947

A fatia do setor no bolo geral da economia registrou uma queda de 0,9 pontos percentuais em relação a 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A participação da indústria de transformação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro voltou a cair e é a menor na economia desde 1947.

BOLO 

A fatia do setor no bolo geral da economia ficou em 11,3%, registrando uma queda de 0,9 pontos percentuais em relação a 2017. O levantamento é da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

BOLO 2 

A indústria de construção também encolheu, de 4,5% para 4,4% do PIB.

CHARRETE 

De acordo com a CNI, os dois setores sofreram um impacto maior da crise econômica e apresentam recuperação lenta em relação aos demais setores.

EM FRENTE 

Apesar das quedas, a participação total da indústria no PIB oscilou de 21% em 2017 para 22% no ano passado. 

 

O fato é creditado à expansão da indústria extrativa e do segmento de serviços de eletricidade e gás, água, esgoto e descontaminação.


 

O ator e diretor Elias Andreato
O ator e diretor Elias Andreato - Frederico Evaristo

NO PALCO

A vida do ator e diretor Elias Andreato vai virar o livro “A Máscara do Improvável”; A biografia, escrita pelo jornalista Dirceu Alves Jr., vai contar como o garoto criado em cortiços no Paraná construiu uma carreira de mais de 40 anos

SOBE... 

O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) trocou sete das 11 pessoas que fazem parte da sua equipe na Câmara, incluindo o seu chefe de gabinete.

... E DESCE 

A saída de parte da equipe coincide com a queda de quatro posições no ranking FSBinfluência Congresso, que mede a performance de políticos nas redes sociais. 

NADA A VER 

Frota diz que não há relação entre a troca de equipe e a queda de posição. “Não me pauto por ranking ou questões de internet. Eu nunca falto. Trabalho e defendo as posições do PSL, do governo. A equipe é nova e tá tranquilo. Se eu tiver que trocar alguém, troco.” 

ALERTA 

Os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira foram contratados pelos organizadores do lançamento mundial do livro “Sodoma: Poder e Escândalo no Vaticano”, do francês Fréderic Martel.

ALERTA 2 

A obra, que será lançada neste mês no Brasil, relata, de forma crítica, a convivência da igreja com governos corruptos, autoritários e antidemocráticos. Uma parte do livro é dedicada à pedofilia.


AGORA É QUE SÃO ELAS

A modelo Luiza Brunet e a coordenadora de Políticas para a Mulher, Albertina Duarte Takiuti, estiveram na cerimônia de lançamento da campanha Mulher, Você Pode!, na sexta (8), no Pateo do Collegio. O secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, a presidente nacional da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil, Marta Lívia Suplicy, a jornalista Leniza Krauss e a coordenadora estadual da Condição Feminina, Rosânia Andrade Souza, também compareceram. 


PIPOCA 

A diretoria do Siaesp (Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo) decidiu fazer um evento de apoio ao cinema Belas Artes no domingo (17). A Caixa Econômica Federal retirou o patrocínio do local.

PIPOCA 2 

André Sturm, proprietário do cinema, se diz otimista. Após dizer à Folha que sem o patrocínio o local poderia fechar em dois meses, ele afirma que tem recebido o contato de marcas interessadas no patrocínio. 

MUROS ALTOS 

O Rio de Janeiro é o sexto estado brasileiro com a maior relação de presos pela sua população. 
São 466 detentos para cada 100 mil habitantes. 

MUROS 2 

Em primeiro lugar ficam Mato Grosso do Sul e Acre, empatados com 830. Em seguida vêm Distrito Federal, Espírito Santo e Rondônia, com índices entre 480 e 570 presidiários para cada 100 mil habitantes.

PENA 

Os dados se referem ao ano de 2018 e integram o Anuário de Justiça do Rio de Janeiro 2019, publicação da editora Consultor Jurídico e que será lançado neste mês.

DE VOLTA 

O painel “Procissão” (1954), de Tarsila do Amaral, será reinaugurado no Centro Cultural São Paulo no dia 22 de março e ficará exposto na instituição até o dia 5 de maio. 

 

A última vez que a obra foi vista pelo público foi em 2014, na mostra “Ibirapuera 60 anos - Modernidades Sobrepostas”.

DE VOLTA 2 

Com dimensões de 2,52 m por 7,04 m, o painel foi restaurado pela equipe do CCSP a partir de iniciativa patrocinada pelo Art Conservation Program, do Bank of America Merrill Lynch.


REGISTRO FEMININO

O fotógrafo Jorge Brivilati inaugurou a exposição “Mulheres Reais”, no Espaço Quadrado, em São Paulo, na quinta (7). A taróloga Eunice Souza, a cantora Ligiana Costa e a figurinista Maria Helena Souza passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

Serão lançados na sexta (15) os livros “Crimes de Omissão Imprópria”, de Pierpaolo Cruz Bottini, e “Corrupção Política”, de Igor Sant’Anna Tamasauskas. Das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena. 

O Secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, participará do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. 

O chef Renato Carioni faz temporada de trufas de Norcia, na Itália. No restaurante Così, em SP.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.