Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério da Economia pretende limitar supersalários do funcionalismo público

Objetivo é que a remuneração seja, no máximo, a média salarial em função semelhante no setor privado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A equipe técnica do Ministério da Economia estuda uma proposta para limitar os supersalários do funcionalismo público

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - Edu Andrade/ASCOM/Ministério da Economia

MÉDIA 

O objetivo é limitar a remuneração, no máximo, à média salarial de funcionários em função semelhante no setor privado. 

ABUSO 

Em 2017, um estudo feito pelo Banco Mundial apontou que os servidores públicos federais do Brasil ganham 67% a mais do que um empregado no setor privado em cargo semelhante, com a mesma formação e experiência profissional. 

SUSTO 

A Odebrecht recebeu com surpresa a notícia de que o ex-presidente da petroquímica Braskem e da produtora de etanol Atvos, José Carlos Grubisich, recorreu à Justiça para cobrar R$ 28 milhões da empreiteira— referente às duas últimas parcelas de um acerto que ele fez ao se desligar do grupo. 

COFRE 

Grubisich, que trabalhou para a Odebrecht de 2001 a 2012, foi citado por pelo menos três delatores da empresa e está no acordo celebrado pelo doleiro Alberto Youssef como um dos que liberavam valores de propina para o PP. 

GRUPO 

Na época que a Odebrecht costurava o acordo com o Ministério Público Federal de Curitiba, o executivo também foi procurado para saber se queria integrar o grupo de mais de 70 delatores da empreiteira. Grubisich negou. 

UNIÃO 

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vai lançar na terça (11) uma campanha em apoio à reforma da Previdência. “A gente precisava fazer alguma coisa pela aprovação dela”, disse Luciano Bivar, presidente da legenda. 

BORDÃO 

A campanha faz referência ao ministro Paulo Guedes, da Economia, e foi batizada de Pergunta lá, em referência ao bordão usado por Bolsonaro. Durante a campanha, o presidente dizia que o atual ministro era seu “posto Ipiranga”

CÂMERA E AÇÃO 

O deputado Felício Laterça (PSL-RJ) será o relator de um projeto que visa coibir a pirataria de filmes. De autoria do deputado Felipe Francischini (PSL-PR), o objetivo da lei é aumentar a punição para pessoas que compartilham vídeos gravados nos cinemas. 


MICROFONE

Os cantores Chico César, Céu e Leticia Sabatella se apresentaram no show “Demarcação Urgente!”, na Casa Natura Musical, na quarta (5). A cantora Marlui Miranda, a líder indígena Sonia Guajajara e Xuxa Levy, que assina a produção musical do espetáculo, passaram por lá.


CALENDÁRIO 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de SP e o conselho estadual de cultura ligado ao governador João Doria (PSDB) estão elaborando um planejamento de atividades para o setor em 2020. 

BOLSO 

A ideia é criar estudos que mostrem o impacto da cultura na economia e programas de formação de público, entre outros. Para que isso seja viável, também será apresentada uma proposta de aumento do orçamento para a pasta no ano que vem. 

ENCONTRO 

Esses temas serão debatidos e apresentados ao governador e ao secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, na próxima reunião do conselho, em agosto. 

É DO BRASIL 

Durante o Marché du Film de Cannes, braço empresarial da mostra de cinema da cidade, foram vendidos direitos de remake do filme “Até que A Sorte nos Separe” para Alemanha e México. 

BRASIL 2 

Já o longa “Que Horas Ela Volta” teve os direitos de remake vendidos para a Coreia do Sul. 

ATRÁS DAS CORTINAS 

A atriz Laura Cardoso vai falar sobre sua preparação e rituais que realiza antes de subir aos palcos em conversa aberta ao público no Itaú Cultural, no dia 26 de junho. O evento, intitulado “Camarim em Cena”, será mediado pelo crítico de teatro José Cetra Filho.

TERRINHA 

O pianista português Mário Laginha e o bandolinista carioca Hamilton de Holanda se apresentarão no dia 10 de junho, na Unibes Cultural. O evento integra a 5ª edição do Experimenta Portugal, que ocorre na cidade de SP. 


JOGO DE CENA

A atriz Lara Córdulla está no espetáculo “Dolores”, que estreou na terça (4), no Instituto Cultural Capobianco. O diretor da montagem, Marcelo Varzea, e as atrizes Helena Ranaldi e Ilana Kaplan compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

O livro “Movimento Logo Existo”, que conta a trajetória de Hebert Mota, entrou em pré-venda. A obra tem prefácio de Seu Jorge e depoimentos de Mano Brown e Daniel Zukerman. O lançamento está previsto para o dia 12.

A marca Neriage, de Rafaela Caniello, fará sua primeira venda especial na sexta (7) e no sábado (8). A partir das 10h, na rua Girasol, 157.

A cantora Illy faz show de de seu primeiro disco “Voo Longe” na sexta (7). Às 21h, no MIS. 

Ortinho lança o CD “Nas Esquinas do Coração” em vinil. Na sexta (7), na Patuá Discos.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.