Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Direita pró-Bolsonaro também racha no meio empresarial

Presidente do Instituto Brasil 200 diz que slogan foi 'Brasil acima de tudo. Não Bolsonaro acima de tudo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A direita pró-Bolsonaro rachou também no meio empresarial. Gabriel Kanner, presidente do Instituto Brasil 200, que reúne alguns dos mais entusiasmados apoiadores do governo, diz que o slogan da campanha presidencial foi “Brasil acima de tudo. Não Bolsonaro acima de tudo”. 

CAMBALHOTA 

Segundo ele, parte da direita está “fazendo malabarismos intelectuais para defender posturas que não são corretas”. O bloqueio à CPI da Lava Toga, que investigaria ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), seria uma delas. 

PALAVRA DE ORDEM 

“São grupos que vão defender [pautas] independentemente de qualquer coisa”, diz Kanner. De acordo com ele, a criação da CPI foi tema fundamental defendido na manifestação a favor do governo, em maio.

ATÉ TU? 

Ele critica inclusive o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que atuou contra a CPI. O parlamentar é próximo do Instituto Brasil 200, tendo abraçado a proposta de reforma tributária da entidade.

SETA 

Kanner, que é sobrinho do empresário Flavio Rocha, da Riachuelo, afirma que suas manifestações são pessoais e que o instituto segue apoiando o governo. “Parte disso é apontar erros para que se corrijam caminhos”, diz. “Vamos cobrar.”

EM CASA 

O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, que deixou a prisão nesta terça (17), pretende trabalhar no esquema home office, em sua casa em São Paulo. Ele ainda não tem um projeto formulado —vai se dedicar a isso nos próximos dias. 

ACESSÓRIO 

O ex-executivo vai cumprir pena em regime de prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. 

INTERCÂMBIO 

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) firmou uma parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O banco vai ceder de 15 a 50 funcionários para a instituição por um prazo de dois anos, prorrogável por mais dois. 

TROCA 

O objetivo da parceria é a troca de experiência. Podem se candidatar todos os funcionários concursados de nível superior. Os critérios de seleção ainda não foram definidos. 


NA TELINHA

A atriz Susana Vieira esteve no lançamento da nova novela da Globo “Éramos Seis”, na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Rio, na segunda (16). Os atores Antonio Calloni, Gloria Pires, Nicolas Prattes, Eduardo Sterblitch e Ricardo Pereira também passaram por lá.


JUNTOS 

Um ato de apoio ao centro cultural palestino Al Janiah será realizado na Assembleia Legislativa de SP no dia 2 de outubro. A ação foi proposta pela deputada Beth Sahão (PT), que convidou representantes da Defensoria Pública e da secretaria de Segurança e membros da comunidade islâmica em São Paulo.

MISTURADOS 

O Al Janiah sofreu ataque de bombas e de gás lacrimogêneo no começo deste mês. A Secretaria de Segurança Pública diz que já ouviu os donos do estabelecimento e testemunhas e que trabalha na identificação dos autores da agressão.

ESCURIDÃO 

 O Cristo Redentor, no Rio, terá as luzes apagadas nesta quarta (18), das 19h30 às 19h40, pelo Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, um tumor ocular comum na infância que pode levar à cegueira e à morte caso não seja diagnosticado precocemente. 

A iniciativa é da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA).

ESCURIDÃO 2 

Em SP, o Theatro Municipal e a Sala São Paulo também vão aderir ao apagão.

TRIBUTO 

Vida e obra do cineasta Eduardo Coutinho serão lembradas na mostra Ocupação, no Itaú Cultural, em outubro. A homenagem é uma parceria com o Instituto Moreira Salles, que detém a guarda do acervo de Coutinho. 

PREPARA 

A cantora Anitta apresentará sua versão da música “Revolution”, dos Beatles, no evento Conexão Globosat, que ocorre em outubro e é voltado para o mercado publicitário em SP. É a primeira vez que a artista canta uma canção do quarteto britânico. 


PÁGINAS POLÍTICAS

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi ao lançamento do livro “Inteligência do Carisma”, escrito pelo deputado estadual Heni Ozi Cukier (Novo-SP), na livraria Cultura, na segunda-feira (16). O médico Claudio Lottenberg também compareceu ao evento. 


CURTO-CIRCUITO

Wolf e Olga Kos, do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, recebem nesta quarta (18), em Brasília, o prêmio Brasil Mais Inclusão.

Jorge Bornhausen fala nesta quarta (18) sobre reforma tributária no escritório da Leite, Tosto e Barros Advogados.

O escritório de advogados Andrade Maia celebra 23 anos. Nesta quarta (18), em evento no Masp.

O escritório Edgard Leite Advogados Associados enviou a seus clientes a versão digital da Cartilha sobre Lei de Proteção de Dados.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.