Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Diplomatas venezuelanos evitavam deixar embaixada vazia prevendo invasão

Encarregado de negócios, maior autoridade no local, dormia quando a representação foi invadida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os diplomatas venezuelanos que permanecem em Brasília já previam há bastante tempo que a embaixada do país poderia ser invadida. Eles evitavam deixar a casa em que ela está instalada vazia e mantinham sempre um guarda na porta, por medida de segurança.

Polícia do DF tenta mediar confronto entre aliados de Juan Guaidó (de branco) e de Nicolás Maduro, na entrada da embaixada - Pedro Ladeira/Folhapress

FAMÍLIA 

Seis diplomatas vivem hoje na embaixada —no total, 12 pessoas, inclusive crianças, moram na casa.

PESADELO

Como Nicolás Maduro chamou de volta a Caracas o embaixador da Venezuela depois do impeachment de Dilma Rousseff, a maior autoridade no local é o encarregado de negócios, Freddy Meregote. Ele dormia quando a representação foi invadida.

PESADELO 2 

Meregote foi alertado pelo adido militar da Venezuela, que mora em outro local mas vai à casa diariamente, pela manhã, para fazer exercícios.

ME AJUDA 

O diplomata imediatamente começou a disparar mensagens a parlamentares de esquerda e a militantes pedindo socorro.

PASSE LIVRE 

Os invasores disseram que a entrada deles no local foi permitida por funcionários que desertaram. Meregote diz que o guarda o informou que foi rendido e nada tinha a fazer.

DE LADO 

E uma parte dos diplomatas venezuelanos permanece no Brasil em uma espécie de limbo: a documentação deles venceu e o Itamaraty se recusa a renová-la. Por outro lado, eles não são expulsos do país. 

GUICHÊ 

Alguns têm dificuldades inclusive para deslocamentos internos no Brasil.

NOVIDADE 

A presença da namorada de Lula, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, ainda causa estranheza em setores do PT e entre velhos amigos do ex-presidente.

CHICLETE 

Uma das lideranças do partido diz que as pessoas precisam se acostumar: dona Marisa, mulher de Lula que morreu em 2017, não o acompanhava em muitos compromissos. Já a atual namorada, com quem ele deve se casar, “não vai desgrudar”.


BOM PROVEITO 

A Pinacoteca de SP anunciou na quarta (13) o conjunto de obras recebidas em comodato da coleção do empresário Ivoncy Ioschpe e de sua mulher, Evelyn Ioschpe. O secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, a primeira-dama de SP, Bia Doria, e o presidente da Fundação Bienal SP, José Olympio, compareceram.


MENTIRAS 

Um projeto de lei pronto para ser votado na Assembleia Legislativa de SP quer multar em cerca de R$ 5 mil quem divulgar fake news. O dinheiro será revertido para um Fundo Estadual de Combate à Informação Falsa. 

COMPARTILHADAS 

A multa seria aplicada em dobro se o propagador dessas fake news for servidor público. Caso o disseminador seja funcionário estadual e use estrutura pública, a penalidade seria quadruplicada. O texto é de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM).

PERNA CURTA 

Na segunda-feira (11), o governo federal promulgou lei que torna crime a denunciação caluniosa com finalidade eleitoral.

COMBATE 

O Instituto Liberta, que atua no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, lançará um edital para professores das redes pública e privada de São Paulo que queiram desenvolver o tema da violência sexual com seus alunos.

IMERSÃO 

Serão oferecidas cem bolsas no valor R$ 1.000 para cada docente. A metodologia de trabalho foi criada e testada pelo próprio Instituto Liberta. O anúncio será feito durante seminário na Secretaria Estadual de Educação, no dia 26 de novembro.

DIREITOS

O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), que tem jurisdição sobre o Distrito Federal e 13 estados como Amazonas, Bahia e Minas Gerais, registrava até junho deste ano 196 mil ações previdenciárias para serem julgadas. 

PILHA 

Só na 1ª Câmara Regional Previdenciária da Bahia, o número de processos saltou de 17, em 2015, para 12.613 até junho de 2019. As informações constam no Anuário da Justiça Federal, editada pela Conjur, que será lançado em 27 de novembro.

TEMPORADA

A Cruz Vermelha e o Instituto Geológico participam de reuniões que a Defesa Civil do Estado de SP está realizando para preparar municípios para as operações de chuvas de verão.

FUTURO 

A Assembleia Legislativa de SP ainda não definiu um relator para o projeto do Governo de SP de proposta orçamentária para 2020. 

FUTURO 2 

O texto foi encaminhado à Casa no começo de outubro e chegou à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento no começo deste mês.


EM PÁGINAS

A atriz Bete Coelho e a diretora de teatro Mika Lins estiveram no lançamento do livro “Tutankáton + O Terceiro Sinal”, que reúne duas peças de Otavio Frias Filho, ex-diretor de Redação da Folha. O evento ocorreu na terça (12), na livraria Tapera Taperá, em São Paulo. A editora Isabel Diegues, o cantor Celso Sim, o ator Samuel de Assis, o cineasta Sérgio Glasberg e a atriz Monalisa Silva também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

Washington Olivetto será homenageado no Focus Brasil UK. Na Embaixada do Brasil em Londres, nesta quinta (14).

Começa nesta quinta (14) e vai até domingo (17) o Santos Criativa Festival Geek

Italo Marsili lança o livro “Terapia de Guerrilha”. Nesta quinta (14), às 16h30, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.