Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Julgamento da suspeição de Moro no caso de Lula pode ser pautado só em 2020

Só uma sessão será realizada na 2ª Turma na próxima semana, que deverá julgar denúncia contra Renan Calheiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O julgamento da suspeição de Sergio Moro no julgamento de Lula no caso do tríplex pode ser pautado só em 2020.

O ministro da Justiça, Sergio Moro - Amanda Perobelli/Reuters

PAUTA 

O ministro Gilmar Mendes já tinha declarado que pretendia levá-lo para análise em novembro. Mas só uma sessão será realizada na 2ª Turma na próxima semana. E nela os ministros devem seguir julgamento já iniciado de denúncia contra Renan Calheiros (PMDB-AL).

PAUTA 2 

O caso poderia ser pautado para dezembro. O martelo ainda não está batido. Mas magistrados do STF acham que a hipótese é improvável.

PLACAR 

O placar do STF (Supremo Tribunal Federal) na votação do compartilhamento de dados da Receita Federal e da UIF (Unidade de Inteligência Financeira) com o Ministério Público Federal pode ser amplamente desfavorável às teses do presidente da corte, Dias Toffoli.

PLACAR 2 

Além de Alexandre de Moraes, que já votou no sentido contrário do proposto por Toffoli, outros seis ministros podem divergir dele.

PONTO ZERO

Com o resultado, não apenas a liminar de Toffoli em favor do senador Flavio Bolsonaro, filho do presidente da República, deve cair. Outra decisão, de Gilmar Mendes, que confirmava a suspensão das investigações, perderá efeito.

POSITIVO 

O ex-presidente Lula está sendo pressionado a convencer Fernando Haddad a sair candidato a prefeito de São Paulo.

NEGATIVO 

Haddad, no entanto, rechaça a possibilidade de forma categórica.

MÃOS DADAS 

Lula, por outro lado, segue dando sinais de que pode abraçar a candidatura de Marta Suplicy a prefeita.

TALHER 

O grupo Prerrogativas, de advogados, fará jantar em homenagem aos juristas Celso Antonio Bandeira de Mello e Weida Zancaner, no domingo, em SP.

MEMÓRIA

O deputado Emídio de Souza (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de SP uma solicitação para que a Casa homenageie o rabino Henry Sobel no dia em que estava marcada a homenagem a Pinochet, em 10 de dezembro.


PALCO COLORIDO

A atriz Christiane Tricerri interpreta a artista mexicana Frida Kahlo no monólogo “Frida Kahlo — Viva La Vida”, que estreou na quinta (21), no Sesc Pinheiros, em SP. O espetáculo é dirigido por Cacá Rosset. A cartunista Laerte Coutinho, o ator Rubens Caribé, a atriz Cida Moreira e o fotógrafo Gal Oppido passaram por lá.


EM TODAS 

O ator José de Abreu assinou um contrato com a UBook para a edição de dois livros autobiográficos em três plataformas: impresso, e-book e audiobook —em que ele mesmo narrará sua história de vida.

A FAMA

A obra se chamará “Abreugrafia” e terá dois volumes: Antes da Fama, com histórias de 1946 a 1980, e Depois da Fama, quando ele começou a trabalhar na TV Globo.

ROTA

O contrato prevê também que ele grave podcasts comentando uma viagem que fará, a partir de amanhã (24), para Londres, Amsterdã, Copenhague, Abu Dhabi e Dubai, Maldivas, Tailândia, Cingapura, Malásia, Bali, Austrália e Nova Zelândia, onde morará por um tempo.

DE GRÃO... 

Moradores da Baixada Santista preparam uma mobilização na segunda (25) para debater o futuro do Porto de Santos. Setores como sindicatos e universidades demonstram preocupação com um possível aumento de espaço para a movimentação da carga de grãos no local.

... EM GRÃO 

A alegação é que isso aumentaria problemas ambientais, com maior poluição do ar e risco de doenças pulmonares à população.

UPA UPA 

A decoradora Bya Barros batizou um cavalinho de balanço de “Sergio Moro, O Iluminado” para uma campanha do Shopping D&D, em São Paulo. “Será nosso cavalinho de Natal como gratidão a ele que vem salvando o Brasil da corrupção! Corajoso nosso cavalinho de Natal!”, explicou ela.

UPA UPA 2 

A instituição está leiloando 60 cavalinhos com lance mínimo de R$ 600. O dinheiro arrecadado será revertido para a ONG Decor Social.

TROFÉU 

Daniel Filho ganhou o prêmio de melhor diretor pelo filme “Boca de Ouro”, no Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália. A obra será exibida pela primeira vez no Brasil no domingo (24), no Festival de Brasília.

HOMENAGEM 

O advogado Mário Sérgio Duarte Garcia vai ser homenageado nos 145 anos do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) com a medalha Barão de Ramalho, no dia 29. 

Garcia presidiu a OAB-SP entre 1979 e 1981 e é membro honorário e vitalício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados.


CINE ÍTALO

O produtor Fabiano Gullane e a atriz Maria Fernanda Cândido participaram da abertura do 14º Festival de Cinema Italiano, realizada na terça (19), no Auditório Ibirapuera, em SP. O ator Murilo Rosa e a cineasta Regina Jeha também marcaram presença.


CURTO-CIRCUITO

Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, lança o livro “A vida começava lá: uma história de repercussão corporal”. Neste domingo (24), às 14h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

A cantora Lela Simões se apresenta no Tubaína Bar. Neste sábado (23), às 15h. 

O Grupo Mulheres do Brasil, da empresária Luiza Helena Trajano, realiza o encontro Conecta Empreendedoras. Neste sábado (23), na Totvs, a partir das 8h.

O Banco MUFG Brasil promove ação social no Parque Dom Pedro II com 180 voluntários. Neste sábado (23), a partir das 9h.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e ​VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.