Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Eleição da diretoria da Câmara de SP acentua crise na bancada do PT

Vereadores acusam o petista Alessandro Guedes de votar com o governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crise na bancada de vereadores do PT se aguçou após a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de SP, que escolheu o petista Alessandro Guedes como primeiro-secretário. 

Plenário da Câmara Municipal de São Paulo - Nelson Antoine — 22.dez.2018/Folhapress

EM CASA

Guedes foi o candidato indicado pela liderança do partido. Mas aliados do vereador Reis (PT), que também concorreu ao cargo mas não foi eleito, acusam ele de ter acenado à bancada do governo para conseguir apoio no pleito. 

NOVO 

Entre as ações de Guedes vistas por eles com estranheza estão o seu voto favorável ao Orçamento 2020 na Comissão de Finanças, da qual é presidente, e a nomeação por ele de um vereador governista para a relatoria do texto. “Não é normal o PT votar com o governo. É inédito”, afirma Reis. 

TIME 

Ainda segundo o grupo de Reis, a indicação de Guedes rompeu um acordo entre duas correntes do PT para o revezamento de candidatos na primeira secretaria. Ele hoje integra o grupo de Jilmar Tatto, pré-candidato à prefeitura. 

EU NÃO 

Guedes diz que as acusações são levianas. Segundo ele, a eleição da Mesa Diretora foi igual às de anos anteriores —o colégio de líderes decidiu que a votação seria feita nos candidatos indicados pelas legendas. Sobre a escolha do relator, ele afirma que só ele não é governista na comissão.

TAMO JUNTO 

Guedes afirma que o seu voto favorável ao Orçamento na comissão se deu “em respeito ao trabalho do relator e às 24 audiências públicas” sobre o tema. Mas que no plenário vota contra o projeto. 

XINGAMENTO

A busca pela palavra “energúmeno” no Google cresceu 4.500% de segunda (16) para terça (17). O aumento foi registrado após o presidente Jair Bolsonaro utilizar o termo para se referir ao educador Paulo Freire. O interesse por Freire também disparou, com alta de 1.100% no mesmo período. 

TERMINAL 

Quase metade dos passageiros brasileiros (46%) não acredita que companhias aéreas lhes darão compensação por infrações como cancelamentos, atrasos e overbooking. O dado é de um estudo encomendado pela AirHelp, empresa de serviços jurídicos a passageiros prejudicados.


ESPÍRITO NATALINO

A cantora Claudia Leitte se apresentou no 17º Natal do Bem, realizado pelo grupo Lide na segunda (16), em São Paulo. Os apresentadores Junno Andrade e Xuxa Meneghel, a primeira-dama Bia Doria, o governador de SP, João Doria (PSDB-SP), e o empresário Claudio Carvalho compareceram. O ex-jogador de futebol Gilmar Rinaldi e o cantor Léo Chaves estiveram lá. 


SOPRANDO... 

As bandas Skank e Demônios da Garoa e o cantor Ney Matogrosso vão participar da comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro, organizada pela prefeitura. Eles farão shows em prédios históricos de SP, como a Galeria do Rock e o edifício Matarazzo. 

... VELINHAS 

E o possível show do rapper Kanye West na avenida Paulista exigiria de seus promotores o pagamento de uma multa de cerca de R$ 30 mil prevista no termo de conduta para o uso da avenida para eventos. A norma só permite o fechamento da via para a Corrida de São Silvestre, a festa de Réveillon e a Parada do Orgulho LGBT. 

SALA 

O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, pediu à Justiça que alunos menores de 16 anos também possam votar na consulta que decidirá pela implantação do modelo de educação cívico-militar em um colégio de Campinas (SP). 

LOUSA 

A escola Prof. Odila Maia Rocha Brito marcou a votação para hoje (18), mas convocou só funcionários, responsáveis e alunos maiores de 16. O modelo cívico-militar atenderia alunos do ensino fundamental 2, de 11 a 14 anos. O colégio diz que baseou a consulta em decreto do MEC. 

FREIO 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) protocolou no Tribunal de Justiça de SP ação para anular atos da Prefeitura de SP que alteram a lei de zoneamento. O grupo alega falta de transparência e ausência da sociedade civil nas decisões. A entidade ainda afirma que o projeto atende a demandas do mercado imobiliário. 

VEJA 

A prefeitura afirma que discute o tema desde 2017, que visa adequar a legislação aos parâmetros da cidade, e que em novembro foram realizadas novas audiências públicas  regionalizadas —e mais debates serão feitos quando o projeto chegar à Câmara.


TIME À MESA

O ex-jogador Juliano Belletti foi ao almoço do torneio Legends Cup, que tem o ex-zagueiro Diego Lugano como idealizador, realizado no sábado (14), em São Paulo. O ex-atacante Aloísio Chulapa esteve lá.


CURTO-CIRCUITO

O governo de SP inaugura nesta quarta (18) o primeiro Polo de Empregabilidade Inclusiva, na região central da capital. 

A vereadora Janaína Lima (Novo-SP) realiza nesta quarta (18) lmoço com apoiadores de seu mandato.

Ayrton Senna ganha estátua com quatro metros de altura em sua homenagem. No Parque Ecológico do Tietê, nesta quarta (18), às 14h30.

com BRUNO B. SORAGGI (interino) e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.