Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ouvidoria quer que todas as mortes de civis por policiais sejam investigadas pela Corregedoria da PM

Maior parte das ocorrências hoje fica a cargo do próprio batalhão em que os agentes estão lotados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Ouvidoria das polícias civil e militar voltará a apresentar ao governo de SP a minuta de um decreto para que todas as mortes de civis por fardados sejam investigadas pela Corregedoria Geral da PM. Hoje, a maior parte das ocorrências fica a cargo do próprio batalhão em que os policiais estão lotados.

0
Policiais militares fazem operação no entorno em Paraisópolis, em São Paulo, favela onde morreram nove pessoas pisoteadas no início do mês - Marlene Bergamo — 7.dez.2019/Folhapress

ESCUDO 

A proposta foi encaminhada ao ex-governador Márcio França (PSB-SP) e ao próprio João Doria (PSDB-SP), em fevereiro. A PM resiste à ideia.

DE CIMA 

“Dizer que a letalidade não é desejável não basta. É preciso criar mecanismos para diminuí-la”, afirma o ouvidor Benedito Mariano. “A corregedoria é muito respeitada e deveria centralizar as averiguações. Os policiais não podem ser investigados por seus próprios chefes.”

TUDO BEM 

De acordo com a ouvidoria, 3% dos IPMs (Inquéritos Policiais Militares) ficam a cargo da corregedoria. Os outros 97% são feitos pelos batalhões ou comandos de área. Na maioria dos casos, “os policiais militares não são sequer indiciados”, diz o órgão.

TUDO MAL 

Um balanço feito em 2017 mostra que em 48% das ocorrências com morte a ouvidoria concluiu que “houve indícios de excesso no uso da força letal”; em 28%, “houve indícios de ocorrências sem confronto armado”.

CONSELHOS 

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC-RJ), visitou o ex-presidente Michel Temer em seu escritório em São Paulo na terça (10). 

PORTA FECHADA 

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que comandou a pasta no governo de Dilma Rousseff, diz considerar um erro o ministro Sergio Moro se negar a receber o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, porque ele fala mal de Jair Bolsonaro.

PORTA ABERTA 

Cardozo lembra que chegou a receber os maiores adversários da então presidente Dilma Rousseff, que inclusive defendiam o impeachment dela —como os senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia.

DE LONGE 

“Só não recebi o Bolsonaro [que era deputado federal] porque ele nunca pediu audiência”, afirma Cardozo. 


A atriz e poetisa Roberta Estrela D’Alva é uma das atrações do Slam BR 2019 - Karime Xavier/Folhapress

BATALHA DE RIMAS

A atriz e poetisa Roberta Estrela D’Alva, uma das precursoras das batalhas de poesia no Brasil, é uma das atrações do Slam BR 2019, que ocorre no Sesc Pinheiros, em São Paulo, entre os dias 12 e 15 deste mês.


MALAS VAZIAS 

A Prefeitura de SP foi condenada a pagar indenização por danos morais aos sem-teto que tiveram bens apreendidos em operação de zeladoria realizada em julho de 2017 na região do viaduto Júlio de Mesquita Filho, no centro.

MEMÓRIA 

Os valores serão definidos em uma próxima etapa do processo. A decisão, assinada pela juíza Liliane Keyko Hioki, da 1ª Vara de Fazenda Pública, acata parcialmente pedido da Defensoria Pública do Estado de SP em ação que representa 20 pessoas. A prefeitura vai recorrer.

GASTO 

O endividamento de famílias paulistanas bateu mais um recorde histórico desde 2010: 60,5% dos lares na capital paulista têm algum tipo de dívida em novembro. Isso representa nove pontos percentuais a mais do que o registrado em novembro de 2018.

ALTO 

Já no comparativo com outubro de 2019, houve aumento de 0,7 pontos. Ao todo, 2,38 milhões de famílias estavam endividadas em novembro. Os dados são de um estudo da Fecomercio-SP, que aponta também que o principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito (75,5% dos casos). 

CABO... 

A ex-secretária do Audiovisual Katiane Gouvêa, que foi exonerada na quarta (11), retirou de uma sala, na semana passada, um fotógrafo da assessoria de imprensa do Ministério da Cidadania que estava escalado para cobrir um evento. Ela era subordinada à pasta.

... DE GUERRA 

Katiane conduziu o fotógrafo até a saída com a mão apoiada em seu ombro. O incidente ocorreu no dia 4 de dezembro em uma agenda com parlamentares no gabinete do secretário especial de Cultura, Roberto Alvim.

ALÔ 

O desconforto com a situação fez com que Alvim ligasse para o fotógrafo no mesmo dia. Ele teria se desculpado pelo modo como Katiane tratou o funcionário e afirmado que isso não se repetiria mais. A Secretaria Especial da Cultura não comenta.

DIREITA 

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de SP votou contra o projeto do vereador Fernando Holiday (DEM) que sugere instituir o ex-ministro Paulo Renato Costa Souza como patrono da educação municipal. 

ESQUERDA 

O projeto propõe a extinção de outra lei, de Toninho Vespoli (PSOL) e Antonio Donato (PT), aprovada em 2018, que fez de Paulo Freire o patrono da educação de SP.


NOITE DE ESTREIA

A curadora Regina Teixeira de Barros e o diretor do Museu Lasar Segall, Giancarlo Hannud, participaram da abertura da exposição “Antonio Bandeira”, realizada na terça (10), no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A presidente do museu, Mariana Berenguer, e o presidente da Fundação Bienal de São Paulo, José Olympio da Veiga Pereira, estiveram lá. O sobrinho do pintor Nilson Bandeira e o curador Ricardo Ribenboim também marcaram presença.


CURTO-CIRCUITO

A presidente da HempMeds Brasil, Caroline Heinz, palestra nesta quinta (12) na Marijuana Business Conference, em Las Vegas.

A Gol Linhas Aéreas inaugura nesta quinta (12) voo direto e diário de SP com destino a Lima, no Peru.

O cientista político Dominique Reynié lança, em português, o livro “Democracias sob Tensão”. Nesta quinta (12), na Fundação FHC, às 17h.

A advogada Fernanda Perregil recebeu o prêmio Chambers Diversity & Inclusion de advogada do ano.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.