Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Professores da Faculdade de Direito da USP mantêm provas presenciais apesar do coronavírus

Diretoria desaconselhou realização de provas presenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Três professores da Faculdade de Direito da USP decidiram manter provas presenciais marcadas para esta semana. Os docentes ignoram recomendações do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) e da própria Universidade de São Paulo que pedem a suspensão das atividades acadêmicas diante do aumento do número de casos do novo coronavírus no país.

São eles Dárcio Roberto Martins Rodrigues, que marcou prova de recuperação da disciplina de "Introdução ao Latim Jurídico 1"​ para esta terça-feira (17), e João Alberto Schützer Del Nero, que aplicará exame de recuperação de "Teoria Geral dos Contratos e Contratos do Código Civil" na quarta (18). Ambos estão associados ao departamento de Direito Civil.

O professor Erasmo Valladão França, do departamento de Direito Comercial, também manteve a avaliação de "Fundamentos da Empresa em Crise" prevista para terça-feira.

Em nota enviada aos alunos na tarde de segunda-feira (16), o diretor da Faculdade de Direito, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, desaconselhou a realização de provas presenciais. "Recomenda-se a aplicação de trabalho ou prova para entrega remota, via plataforma moodle [disponível para os alunos da Universidade de São Paulo] ou recursos digitais similares", afirma o documento.

Procurado pela coluna para comentar o caso, Floriano afirma não poder interferir de forma incisiva nos departamentos e que a faculdade do Largo de São Francisco tomou todos os cuidados possíveis para que as atividades não sejam desenvolvidas no local.

Estão inclusas nessa alçada as cerca de 400 bancas de mestrado e doutorado agendadas para este semestre que poderão ser avaliadas remotamente.

"Os alunos que se sentirem impedidos de irem às provas porque estão adoentados ou porque não conseguem chegar à faculdade sem se expor a risco não farão as provas e poderão pedir uma avaliação substitutiva. O meu compromisso é o de avaliar essas circunstâncias com absoluta atenção para que o aluno não perca o semestre", diz.

A USP tem até o momento três casos confirmados de coronavírus, de acordo com a reitoria —nenhum deles na Faculdade de Direito. A partir desta terça, aulas presenciais de graduação, pós-graduação e de extensão estarão suspensas em todos os campi.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.