Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

PSOL aciona STF contra medida de Bolsonaro para repasse de dados

MP obriga operadoras de telecomunicações a fonecerem dados ao IBGE durante crise do coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSOL protocolou nesta segunda-feira (20) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a medida provisória que obriga operadoras de telecomunicações a repassarem dados ao IBGE durante a epidemia de coronavírus.

Editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na semana passada, a MP determina o rapasse de dados como nome, endereço e telefone de clientes pessoas físicas e jurídicas para que o IBGE realize a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, que mede o desemprego.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de posse do novo ministro da Saúde, Nelson Teich - Pedro Ladeira - 17.abr.2020/Folhapress

A justificativa é que a transmissão de dados seja feita para que o instituto possa realizar a pesquisa de forma não presencial, diante das regras de distanciamento social impostas pelo novo coronavírus.

"Os direitos à privacidade, à vida íntima, à honra, imagem e dignidade da pessoa, protegidos pela Constituição de 1988, pelo modo e forma pretendidos pela MP 954, não podem ceder diante dos interesses públicos mal definidos e inespecíficos, um verdadeiro 'cheque em branco' de acesso aos dados pessoais de milhares de pessoas físicas e jurídicas", afirma o documento do PSOL.

Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB-SP) adotou, no início de abril, o uso de dados de operadoras de telefonia para acompanhar o índice de isolamento. Para o PSOL, a medida se diferencia da proposta de Bolsonaro ao passo em que libera dados apenas da localização das pessoas, mas não permite identificá-las.

"A possibilidade de acesso aos dados, mesmo que no período de excepcionalidade da pandemia da Covid-19, que é flagrante na abertura de modo genérico e sem necessidade do direito ao segredo das pessoas físicas e jurídicas, tem o potencial de trazer danos irreversíveis às pessoas e uma completa insegurança jurídica e instabilidade social", diz o texto.

O partido pede que a MP seja declarada inconstitucional e que seja concedida uma medida liminar que suspenda imediatamente os seus efeitos.

Nesta segunda, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e os partidos PSDB e PSB também recorreram ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar revogar a medida provisória de Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.