Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Internações por Covid-19 na Grande SP alcançam maior índice desde setembro

Médicos têm feito reiterados alertas, em especial às classes A e B, que têm relaxado nos cuidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de internações por Covid-19 na região da Grande São Paulo chegou a 677 na quinta (11) —o maior desde 30 de setembro, quando 724 pessoas foram hospitalizadas.

SINAL

Na capital, a ocupação de leitos de hospitais municipais, que chegou a 1.930 no pico da epidemia, entre maio e junho, veio caindo de forma consistente e registrou um piso de 519 internações em outubro. Mas teve ligeira subida depois disso —e, em novembro, estacionou.

SINAL 2

As internações estão agora no patamar de 640, sem apresentar sinais de queda.

PONTA...

“De fato houve um aumento muito discreto no setor público”, diz o infectologista Renato Tardelli Pereira, diretor do Hospital de Pirituba (José Soares Hungria).

... DA LINHA

Na instituição que ele dirige, na zona norte da capital, o número de internados chegou a 110 no pico, em maio, caiu para 30 em outubro —e, no domingo passado (8), subiu para 67 doentes.

ALERTA

“O ligeiro aumento mostra que devemos seguir em prontidão”, afirma ele. “Estamos também de olho no que acontece nos EUA e na Europa, que sempre antecipam o que vai ocorrer no Brasil com problemas respiratórios.”

DE VOLTA

A Europa vem registrando aumento exponencial de casos de infecção pelo coronavírus, e adotando novas medidas de restrição.

É FESTA

Hospitais privados de SP também registraram aumento no atendimento de pacientes e médicos têm feito reiterados alertas, em especial às classes A e B, que têm relaxado nos cuidados em encontros privados e festas.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.