Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lewandowski dá 72 horas para Anvisa informar estágio de aprovação da vacina russa

Governo da Bahia quer distribuir a vacina, já aprovada em âmbito internacional, antes de veredicto de agência brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal) deu 72 horas para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) "esclareça qual o estágio em que se encontra a aprovação" do pedido do governo da Bahia para o uso emergencial da vacina russa Sputnik V.

O governo da Bahia pede autorização da Suprema Corte para importar e distribuir a vacina, mesmo que ela não tenha sido registrada na Anvisa. Ele já firmou um acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia, em setembro, para adquirir até 50 milhões de doses. Está prevista também transferência de tecnologia.

Alega que, em meio à pandemia do novo coronavírus, é permitido em que imunizantes que já foram aprovados por agência reguladora regional de referência, no plano internacional, sejam usados no Brasil.

A Sputnik já está sendo aplicada em países como Rússia, Argentina e Paraguai.

Já a Anvisa sustenta que a aprovação do uso emergencial só pode ocorrer depois de iniciados os testes clínicos no próprio Brasil. A agência restituiu o pedido do governo da Bahia e disse que vai esperar o início dos estudos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.