Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Bolsonaro quer indicar Mendonça ao STF mesmo com bombardeio do Centrão

Presidente estuda insistir no nome do advogado-geral da União para substituir o ministro Marco Aurélio de Mello, que se aposenta em julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro deve decidir até o fim da próxima semana o nome que indicará para o STF (Supremo Tribunal Federal). A tendência, até agora, é que ele escolha o advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga que será aberta pelo ministro Marco Aurélio Mello. Ele se aposenta em 5 de julho.

PEDRA DURA 

Mendonça vem sendo bombardeado por integrantes do Centrão, mas é evangélico e reúne o apoio de agremiações religiosas, condição colocada pelo próprio Bolsonaro para a próxima indicação à Corte.

EM FRENTE 

Caso insista na indicação do nome de Mendonça, o presidente pode ter problema no Congresso. Mas ele tem demonstrado disposição, até agora, para enfrentar os dissabores que ela pode causar.

EM OUTRA 

A possibilidade de Mendonça ser vetado pelos senadores, considerada improvável, abriria caminho para Bolsonaro indicar um nome fora do perfil prometido aos religiosos.

​NA PISTA 

Com a indefinição, tanto Mendonça quanto o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, também evangélico, têm intensificado a busca por apoio nos meios jurídicos e políticos.​

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.