Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades médicas criticam novas regras do Conselho Federal de Medicina para fertilização assistida

Nas mudanças estão a restrição do número de embriões e pedido de autorização judicial para descarte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entidades de reprodução humana criticam a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) com novas regras para a fertilização assistida. O texto limita a oito o total de embriões gerados em laboratório e exige autorização judicial para o descarte dos que não serão usados. O Comitê de Embriologia da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana aponta que isso diminui a chance de sucesso do tratamento e aumenta o seu custo.

CARTA 

O presidente da Comissão de Bioética da OAB Nacional, Henderson Fürst, questiona a constitucionalidade da resolução. “A Constituição estabelece o planejamento familiar como direito das famílias. Quando você cria algo que restringe isso, está tirando o acesso delas a esse direito”, diz ele.

OUVIDOS 

O CFM afirma que a limitação do número de embriões foi pensada para evitar a fertilização de embriões em excesso e que o pedido de autorização judicial impede o descarte dos embriões pelas clínicas à revelia dos responsáveis. A entidade diz que segue aberta para aprimorar a norma.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.