Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Advogada de Bolsonaro vai criar curso para orientar blogueiros depois de recados do TSE sobre fake news

Corte mandou duros recados ao presidente sobre o disparo de mentiras pelas redes sociais nas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A defesa do presidente Jair Bolsonaro afirma que o resultado do julgamento das ações contra ele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apesar de afastarem a cassação de seu mandato, tornaram preocupante o cenário das eleições de 2022.

O TSE enviou recados duros a Bolsonaro. O futuro presidente da corte, Alexandre de Moraes, chegou a afirmar que, se houver disparo em massa de fake news no pleito de 2022, os responsáveis serão cassados e "irão para a cadeia por atentar contra as eleições e a democracia".

A advogada Karina Kufa, que representa Bolsonaro, afirma que as novas balizas firmadas pelo TSE no julgamento tornarão o uso da internet nas eleições "bem restrito".

A advogada Karina Kufa - Pedro Ladeira-15.out.19/Folhapress

Ela se preocupa especialmente com o fato de o candidato poder ser responsabilizado por mensagens postadas por seus apoiadores nas redes, caso fique comprovada a ligação do político com eles.

"As regras estritas sempre valeram para a propaganda eleitoral de TV e rádio, e também para imprensa. Equiparar blogueiros à grande mídia e impor a eles as mesmas restrições é desproporcional. São pessoas muitas vezes pouco instruídas, que falam besteira e que não contam com apoio da mesma estrutura jurídica", afirma ela.

Karina Kufa diz que vai criar um curso de direito eleitoral para "orientar e qualificar" blogueiros identificados com o presidente sobre como atuar nas eleições de 2022. "Será uma plataforma aberta", diz ela.

A advogada afirma ainda que, nas próximas eleições, a campanha terá que montar uma equipe para acompanhar não apenas programas de TV e rádio, mas também "tudo o que os adverários postarem na internet".

FAMOSOS NAS REDES

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.