Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Crise das prévias deve adiar saída de Alckmin do PSDB e deixa dirigentes do PSB aflitos

Pessebistas aguardam a definição do ex-governador para seguir nas negociações com o PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O adiamento das prévias do PSDB deixou o PSB aflito: Geraldo Alckmin já disse que só pretende definir seu futuro político depois do resultado da eleição tucana.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) - Bruno Santos - 1º.jun.2019/Folhapress

MARCHA LENTA

A legenda aguarda a definição do ex-governador de São Paulo para seguir nas negociações com o PT sobre a indicação de um vice na chapa de Lula.

O NOME

Alckmin é o nome preferido de boa parte das lideranças do PSB para ocupar o lugar.

COSTURA

Como revelado pela coluna, lideranças do PT e do PSB tentam viabilizar uma chapa que una os dois para disputar a Presidência da República. As conversas, que envolvem nomes de primeiro escalão das duas legendas, já ocorrem há um certo tempo, mas se intensificaram nas últimas semanas.

LINHA FINA

Além dos obstáculos naturais para a junção de dois tradicionais adversários políticos, o tempo corre contra ela —daí a pressa. Desde que a costura veio a público, o tucano e o petista têm trocado afagos públicos.

TUDO CERTO

"Tenho uma extraordinária relação de respeito com Alckmin. Fui presidente quando ele foi governador. Conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre mim e o Alckmin que não possa, sabe, ser reconciliado. Não há", a firmou Lula durante viagem à Europa.

CORRESPONDÊNCIA

Alckmin, por sua vez, também não rechaçou a possibilidade de compor chapa com o petista. "Já disseram que eu vou ser candidato a senador, a governador, a vice-presidente. Vamos ouvir. Fico muito honrado com a lembrança do meu nome", disse o ex-governador paulista, que foi derrotado por Lula em 2006 na corrida pela Presidência da República.

CASA NOVA

Até então, o ex-governador de São Paulo vinha discutindo seu futuro político principalmente com siglas alinhadas mais ao centro e centro-direita e trabalhado com a hipótese de se candidatar ao Governo de São Paulo mais uma vez. De saída do PSDB, ele também é cortejado pelo PSD, de Gilberto Kassab, e pela União Brasil, que será resultado da fusão do DEM com PSL.

PIPOCA

O ator Rodrigo Santoro esteve na pré-estreia para convidados de "Galeria Futuro", no cinema Estação Net Gávea, no Rio. O cantor Fran Gil levou a filha, Sol, para assistir ao filme que tem seu pai, Otávio Muller, no elenco. A executiva da Globo Filmes Simone Oliveira e Afonso Poyart, codiretor do longa junto com Fernando Sanches, participaram da sessão.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.