Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Funarte relata problemas e falta de transparência em plataforma da Lei Rouanet

Comunicação foi feita em ofício enviado ao secretário da Cultura do governo Jair Bolsonaro, Mario Frias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidência da Funarte (Fundação Nacional das Artes) enviou ofício ao secretário da Cultura do governo Jair Bolsonaro, Mario Frias, relatando problemas, inconsistências e falta de transparência no Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura), plataforma da Lei Rouanet. O documento foi enviado no último dia 22.

O secretário da Cultura, Mario Frias, durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 10.nov.2020/Folhapress

ERRO

A Funarte afirma que há ao menos 20 tipos de problemas observados na plataforma, como ausência de distribuição equitativa dos projetos aos pareceristas que analisarão as propostas e erros do sistema que podem levar a indeferimento injusto delas.

ERRO 2

"É notório que há situação de fato que evidencia falha sistêmica que afeta a confiabilidade do Salic para os gestores e usuários das diversas categorias que compõem a relação processual administrativa do Pronac [Programa Nacional de Apoio à Cultura]", diz o documento. Procurada, a secretaria não respondeu. A Funarte não quis comentar.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Uma mulher negra de cabelos grisalhos, batom vermelho e unhas pintadas de verde, está com os braços cruzados na frente do peito. Atrás, em pé, com as mãos nos ombros dela, está um homem negro com a cabeça cheia de dreadlocks, usando pulseiras e uma regata dourada
Os cantores Alcione e Caio Prado - Sérgio Zalis/Globo/Divulgação

Os cantores Alcione e Caio Prado gravaram a música "Não Sou Teu Negro", composta por Caio, para o especial "Falas Negras", da TV Globo. Ele vai ao ar no Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. O programa reúne histórias de cinco personagens de diferentes cidades do país e discute o impacto do racismo no mundo do trabalho. "Falas Negras" também será exibido no GNT e no Canal Brasil, nos dias 22 e 26, respectivamente.

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.