Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

MPF se manifesta contra pedido de Aras por condenação de Conrado Hübner Mendes

Parecer afirma que boas e más opiniões não devem ser criminalizadas; professor foi alvo de ofensiva após chamar PGR de Poste Geral da República

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer contrário a um recurso apresentado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em ação movida contra o professor da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes.

Aras questionou o não recebimento de queixa-crime oferecida contra o docente pela suposta prática dos crimes de calúnia, difamação e injúria. A ação foi rejeitada em agosto deste ano pela Justiça Federal da 1ª Região, que também indeferiu recurso apresentado pelo PGR contestando a decisão.

Augusto Aras durante cerimônia de posse do cargo de procurador-geral da República - Isac Nóbrega - 2.out.2019/PR

No processo, Aras cita postagens de Mendes nas redes sociais e coluna dele publicada na Folha intitulada "Aras é a antessala de Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional".

Instado a se manifestar no processo, o MPF —que é chefiado por Aras— classificou como "acertada" a rejeição da queixa-crime pela corte. O processo, agora, será relatado pelo desembargador Ney Bello.

"A queixa-crime pela prática dos crimes de calúnia e de difamação não podem se pautar apenas no eventual desconforto com críticas que parecem, ao querelante [Aras], exacerbadas e injustas, quando o querelado [Hübner Mendes] exerce, bem ou mal, suas funções de jornalista político ao comentar fatos relevantes e informar seus leitores", afirma procurador regional Paulo Vasconcelos Jacobina em seu parecer.

"As boas e más opiniões não devem ser criminalizadas por causa do desconforto que podem causar", segue.

Jacobina ainda cita o caso do jornalista do portal Brasil 247 Milton Blay, outro alvo de ofensiva de Aras após publicação de texto crítico. Na ocasião, o MPF também deu parecer pela rejeição da queixa-crime.

"O que se tem é um amplo contexto de críticas, justas ou não, no contexto da liberdade de opinião, à postura do recorrente [Aras] em relação a atos do presidente da República, quanto às suas escolhas políticas, que se submetem ao jogo de debate na imprensa, por garantia da democracia", afirma o procurador.

Ao rejeitar a queixa-crime contra Conrado Hübner Mendes em agosto deste ano, a juíza Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves afirmou que não houve ofensa à honra de Aras e que a liberdade de expressão e a imprensa livre são pilares de uma sociedade democrática, aberta e plural.

"O direito de liberdade de expressão dos pensamentos e ideias consiste em amparo àquele que emite críticas, ainda que inconvenientes e injustas. Em uma democracia, todo indivíduo deve ter assegurado o direito de emitir suas opiniões sem receios ou medos, sobretudo aquelas causadoras de desconforto ao criticado", disse na ocasião.

Alves ainda destacou que aqueles que exercem função pública estão expostos a publicações que citem seu nome —sejam elas positivas ou negativas.

Em postagens nas redes sociais, o professor chamou Aras de "Poste Geral da República" e "servo do presidente". Além disso, afirmou que ele é o "grande fiador" da crise vivida no Brasil com a pandemia da Covid-19.

Conrado Hübner Mendes também é alvo de ofensiva do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques. O ministro acionou a Procuradoria-Geral da República afirmando que Mendes fez afirmações "falsas e/ou lesivas" à sua honra em artigo publicado na Folha.

O professor de direito da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes - Zo Guimaraes - 19.nov.2019/Folhapress

O magistrado anexou no ofício à PGR o texto "O STF come o pão que o STF amassou", publicado em abril e no qual colunista abordou decisão que liberava a realização de cultos, missas e demais celebrações religiosas no país em meio à crise da Covid-19.

O professor chegou a ser citado em representação feita por Augusto Aras junto à Comissão de Ética da USP, mas o colegiado rejeitou a denúncia em decisão unânime.

O parecer destacou que os artigos e pronunciamentos mencionados são compatíveis com a atuação de Conrado Hübner Mendes enquanto pesquisador e especialista em direito constitucional e em teorias da democracia e da Justiça, que incluem a análise das decisões do Ministério Público contra o interesse público.

"A Comissão de Ética considera estar diante de debates públicos que, como tais, garantem o direito à resposta pública e para os quais não se aplicam penalizações de natureza ética", afirmou a comissão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.