Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Empresas questionam OCDE sobre exigências para entrada do Brasil

Grupo quer saber como contribuir para adesão diante de cobranças sobre política ambiental e tributos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de representantes de 30 empresas, como Petrobras, Suzano, Natura e Mercado Livre, terá reunião nesta quinta-feira (3) com o secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), Mathias Cormann, para sondar como agilizar a entrada do Brasil no chamado "clube dos países ricos".

O presidente Jair Bolsonaro posa para foto após reunião com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann.
O presidente Jair Bolsonaro posa para foto após reunião com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann - Alan Santos/PR

No encontro virtual, intermediado pela ICC (Câmara de Comércio Internacional) Brasil, os convidados querem saber como o país, que acaba de iniciar formalmente as negociações para ingresso na OCDE, pode cumprir as principais exigências para ser aceito, sobretudo nas áreas ambiental e tributária.

O grupo brasileiro também pretende ouvir de Cormann informações sobre os próximos passos e prazos para a adesão à OCDE, que é uma das prioridades da política externa do governo Jair Bolsonaro (PL).

A ICC Brasil, que reúne mais de 200 empresas, defende há tempos o ingresso na organização, visto como uma forma de ampliar a inserção comercial do país no mercado global.

A OCDE incluiu nos documentos que formalizam o começo das negociações para a inclusão do Brasil obrigações de redução de desmatamento e medidas de mitigação de mudanças climáticas previstas no Acordo de Paris.

O comprometimento dos países com redução do desmatamento e preservação da biodiversidade são considerados fundamentais na avaliação para autorizar a entrada na entidade. Além do Brasil, foram convidados para iniciar o processo: Argentina, Peru, Romênia, Bulgária e Croácia.

Há resistência de membros da OCDE em relação à participação do Brasil por causa da política ambiental de Bolsonaro. As maiores objeções são colocadas pela França, que já avisou: a entrada dependerá de progressos sérios, concretos e mensuráveis na luta contra o desmatamento e as mudanças climáticas.

HUMOR NA TELA

A pré-estreia para convidados de "Tô Ryca 2" contou com a presença da protagonista, Samantha Schmütz, e do ator Raphael Logam. Os atores Katiuscia Canoro, Oscar Magrini e Diego Campagnolli também foram à sessão do filme na segunda (31), no Cinemark Iguatemi, em São Paulo.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH ​ ​ ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.