Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça determina que Patricia Pillar seja indenizada em R$ 25 mil por homens que a xingaram nas redes

Determinação foi feita pelo Tribunal de Justiça do Rio; atriz moveu duas ações contra cinco homens que a a ofenderam no Twitter e no Facebook

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que cinco homens indenizem a atriz Patricia Pillar por terem proferido xingamentos como "vaca" e "anta velha" contra a artista. Os comentários foram feitos nas redes sociais em 2016 e em 2019.

Os ataques foram discutidos na Justiça em dois processos. As magistradas que analisaram os casos decidiram que cada um dos internautas condenados pague R$ 5 mil à atriz e publique as sentenças nos perfis em que fizeram os comentários. Ainda cabe recurso.

Patricia Pillar em cena da série 'Onde Nascem os Fortes'
Patricia Pillar em cena da série 'Onde Nascem os Fortes' - Divulgação

Uma das ações se refere a diversas postagens feitas por dos condenados em 2019. Após comentar "que golaço do [jogador de futebol] Arrascaeta" em uma publicação do Twitter sobre o jogo do Flamengo, a atriz foi chamada de "vaca".

Em outro post, Pillar foi xingada de "anta velha" ao criticar a atuação de Abraham Weintraub, então ministro da Educação. "A lista de xingamentos é extensa e repleta de misoginia", afirma o advogado João Tancredo.

Na sentença, a juíza Marcela Sacchi da Silva afirmou que os réus "extrapolaram o limite" da liberdade de expressão "ao proferirem respostas com diversas ofensas" sem qualquer ligação com o que foi escrito pela atriz nas plataformas digitais.

A segunda ação analisou posts no Facebook de 2016. Em um dos ataques, a atriz foi acusada por um dos internautas de "vender seu caráter" para "tomar um dinheirinho da Rouanet". A juíza Sacchi da Silva também decidiu que as ofensas ultrapassaram a liberdade de expressão.

O advogado ainda afirma que há "uma pilha" de outras ações do tipo movidas pela atriz que aguardam sentença.


NOITE DE GALA

A primeira-dama do estado de SP, Bia Doria, e a secretária municipal de Cultura de SP, Aline Torres,
participaram de evento no Theatro Municipal de São Paulo, na capital paulista, que celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A socióloga e noiva do ex-presidente Lula, Rosângela da Silva, a Janja, compareceu à cerimônia, realizada na segunda (7). A curadora Vera Simões, a promotora Celeste Leite dos Santos e a advogada Gabriela Araujo, que organizaram o evento, estiveram lá.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.