Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Márcio França vai se encontrar com Lula nesta terça (22) para bater martelo sobre candidatura em SP e aliança PT-PSB

Ex-governador resiste a retirar candidatura em favor de Fernando Haddad, já lançado pelo PT ao governo do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) vai se reunir nesta terça (22) com o ex-presidente Lula para conversar sobre as divergências entre PT e PSB em torno da disputa pelo governo de São Paulo.

A expectativa é a de que a reunião aplaque as discordâncias e indique o caminho para um acordo definitivo entre as siglas. A Folha já tinha antecipado que os dois marcariam um encontro para tentar solucionar o imbróglio.

Márcio França, então candidato ao Governo de São Paulo, durante debate na TV Globo - Adriano Vizoni - 24.out.2018/Folhapress

Os dois partidos discutem a formação de uma federação no plano nacional, em que se uniriam em torno da candidatura de Lula à Presidência da República. Neste caso, o PSB abrigaria o ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) para que ele fosse candidato a vice de Lula.

Se o acordo vingar, as legendas serão obrigadas a se unir também em São Paulo, lançando apenas um candidato ao governo do estado, como exige a lei das federações.

França diz ter mais condições de ampliar votos no estado, já que não teria a mesma rejeição do PT.

Mas o PT, com o apoio de Lula, não abre mão de lançar o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) para concorrer ao cargo hoje ocupado por João Doria (PSDB).

O partido diz ainda que já cedeu para o PSB em estados onde era competitivo _como Pernambuco, em que retirou a candidatura de Humberto Costa (PT-PE) ao governo para apoiar o socialista Danilo Cabral (PSB-PE).

Caso o impasse não seja superado, cada agremiação seguirá o seu rumo, fazendo campanhas separadas e inviabilizando a federação que sustentaria a candidatura de Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP) em evento em São Bernardo do Campo - Amanda Perobelli-10.mar.21/Reuters

Os petistas afirmam que, quando as conversas começaram, Márcio França teria concordado em concorrer ao Senado, abrindo espaço para Haddad ser o candidato a governador.

Os dois chegaram a conversar em agosto do ano passado, no escritório do publicitário Claudio Simas.

O debate girava em torno da indicação de Alckmin como vice de Lula, e do consequente acordo que precisaria ser feito em São Paulo.

Haddad questionou então se França, com a formação da federação, poderia se unir à candidatura do PT.
O governador disse que o estado estaria "resolvido" .

O entendimento, naquele momento, foi o de que ele concordava em abrir mão da pretensão de ser candidato.

França, no entanto, manteve a pré-candidatura e sustenta que foi mal-entendido no encontro.

Diante do impasse, ele passou a defender a realização de pesquisas eleitorais para decidir qual os dois seria mais competitivo em São Paulo.

As últimas pesquisas mostram Haddad na dianteira —ele tem 28% dos votos, contra 18% de França, num cenário em que Guilherme Boulos (PSOL) tem 11%, Tarcísio de Freitas, o candidato de Jair Bolsonaro, 10%, e Rodrigo Garcia, vice-governador de SP, 5%, segundo sondagem do Instituto Ipespe divulgada na semana passada.

Apesar da dianteira do petista, França tem sustentado que é preciso levar em conta também a rejeição ao PT no estado e o potencial de votos de cada candidato —ou seja, que percentual do eleitorado admite votar no nome, ainda que ele não seja a sua primeira escolha.

O PT, no entanto, não aceita submeter a decisão de lançar Haddad a pesquisas e afirma que a candidatura dele está sacramentada.

A expectativa é a de que Lula e França consigam chegar a uma solução que contemple as duas forças envolvidas na disputa.

com BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.