Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Rússia machismo

Justiça rejeita recurso de torcedor que insultou russa na Copa de 2018

Homem integrava grupo de brasileiros que cercou mulher e cantou música em alusão ao seu órgão sexual sem que ela entendesse o idioma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou um recurso apresentado por um dos torcedores brasileiros que insultaram uma russa durante a Copa de 2018, em Moscou. Ele pedia a condenação do jornal Diário do Grande ABC por danos morais após a veiculação do episódio.

Na ocasião, um grupo de brasileiros cercou uma mulher cantando "essa é bem rosinha", em alusão à suposta cor de seu órgão sexual. Sem compreender o idioma, ela cantou junto. A cena viralizou e provocou comentários de repúdio em todo o país.

Trechos de vídeo de torcedores brasileiros insultando mulher russa durante a Copa de 2018 - Reprodução

Leonardo da Silva Júnior, que integrava o grupo e aparece nas filmagens, afirmava na ação que uma reportagem do Diário do Grande ABC atribuía a ele os adjetivos de "machista" e "assediador" ao relatar o ocorrido, além de identificá-lo como morador de São Bernardo do Campo (SP).

A condenação por danos morais já havia sido negada em primeira instância, mas Leonardo decidiu recorrer. A Justiça, porém, manteve seu entendimento de que o veículo jornalístico estava amparado pela liberdade de imprensa e de que não imputou delitos ao torcedor ou revelou o local exato de sua residência.

"A menção ao nome do autor, à sua profissão e à cidade na qual mora decorreu da necessidade de se identificar as pessoas que integravam o vídeo; teve o intuito informativo", afirma o desembargador José Carlos Costa Netto.

O torcedor, agora, terá que pagar 20% dos honorários advocatícios despendidos pelo Diário do Grande ABC.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.