Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Marido de Shantal diz não ter motivos para sentir culpa por morte de mulher de Kalil

Ilana Kalil se mostrou inconformada com o fato de amigas terem confraternizado com a influenciadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O marido da influenciadora Shantal Verdelho, Matheus Verdelho, se manifestou nesta quarta-feira (16) sobre a morte da nutricionista Ilana Kalil, mulher do ginecologista Renato Kalil, que foi encontrada morta na segunda (14).

Como mostrou a coluna, no sábado (12) a nutricionista se mostrou inconformada com o fato de amigas do casal terem confraternizado com Shantal no casamento de Lu Tranchesi, outra influenciadora digital e herdeir a da Daslu.

O ginecologista Renato Kalil e a mulher, Ilana
O ginecologista Renato Kalil e a mulher, Ilana, que foi encontrada morta em casa nesta segunda-feira (14) - Reprodução/Instagram

Ao ver as fotos no Instagram, postou comentários críticos. E depois teve que apagá-los, já que a orientação dos advogados do médico era evitar fazer o debate do caso nas redes sociais.

Nesta quarta, Matheus Verdelho disse não ter motivos para sentir medo ou culpa ao comentar o caso.

"Estou aqui representando a minha família. Vocês viram que a gente ficou off esses dias, depois do ocorrido. Quero deixar claro que a gente fez isso em questão de respeito e jamais por medo ou culpa. Não temos motivos para sentir medo ou culpa", afirmou em vídeo publicado nos Stories. "Fizemos muitas orações para essa situação, como a gente sempre faz aqui em casa diante outras situações", seguiu.

"Eu vi várias matérias, várias pessoas falando do nome da Shan, falando do nome de outras pessoas que não têm nada a ver com isso. Então eu também não poderia ficar quieto e deixar passar em branco. Então só estou esclarecendo isso. Vamos retomar o nosso dia a dia, a nossa rotina normalmente e dignamente como a gente sempre fez", finalizou.

No ano passado, Shantal denunciou Kalil por violência obstétrica no parto em que deu à luz uma menina, Domenica. Desde então, outras mulheres vieram a público para fazer acusações contra ele, inclusive por assédio.

Kalil passou a ser investigado em um inquérito. Ilana saiu mais de uma vez em defesa do marido em redes sociais. A morte dela, registrada como suicídio, está sendo investigada pela polícia.

De acordo com relatos de pessoas familiarizadas com o casal, Ilana acompanhou com especial atenção a cerimônia que selou a união de Lu Tranchesi com o empresário Rafael Luzzi, em São Paulo.

A festa foi amplamente divulgada pelos próprios convidados em redes sociais.

Ilana seguiu os registros pelo Instagram, e teria se mostrado inconformada com as imagens de pessoas com quem ela e o marido também já tinham convivido.

A nutricionista fez então postagens citando as amigas que estavam na festa, em tom de crítica.

Depois, apagou as mensagens: Ilana era permanentemente aconselhada pela assessoria do médico a evitar referências a Shantal Verdelho e à investigação contra o marido. A orientação dos advogados dele era a de que o assunto deveria ser tratado exclusivamente no processo criminal.

De acordo com familiares, a nutricionista tinha acompanhamento psiquiátrico por problemas anteriores aos causados pela denúncia contra o marido.

Nesta semana, a Polícia Civil de São Paulo reteve o celular da nutricionista. No aparelho, segundo pessoas que acompanham a investigação, há mensagens e áudios dela para o marido e para amigas enviadas no mesmo dia da tragédia e que poderão ajudar a esclarecer a situação emocional em que a nutricionista se encontrava antes de morrer.

O Ministério Público do estado de São Paulo designou o promotor do júri Fernando Bolque para acompanhar as investigações de sua morte. De acordo com integrantes do órgão, é comum a designação de um promotor para acompanhar casos sensíveis como este.

Considerado referência na obstetrícia brasileira e famoso por fazer partos de celebridades, Renato Kalil nega as acusações de violência obstétrica, que vieram à tona em dezembro do ano passado.

O médico obstetra Renato Kalil
O médico obstetra Renato Kalil - Reprodução/Todo Seu no YouTube

Na ocasião, áudios e vídeos circularam na internet com frases desrespeitosas atribuídas ao médico e pronunciadas durante o parto da filha da influenciadora Shantal Verdelho, primeira mulher a acusar Kalil.

A denúncia foi feita após áudios privados da influenciadora sobre o médico terem se tornado públicos.

"Ele [Kalil] me xinga o trabalho de parto inteiro. Ele fala 'p*rra, faz força, filha da mãe, viadinha, ela não faz força direito'. [...] Tem vídeo dele me rasgando com a mão, era só para eu ficar arrebentada e falar 'ah, você tinha razão, eu deveria ter feito a episiotomia'."

A episiotomia é um procedimento cirúrgico feito no períneo para facilitar o parto, pois aumenta a abertura vaginal para a saída do bebê.

Em outra mensagem, a influenciadora diz: "Ele chamou meu marido e falou: 'Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela'. Ele falava de um jeito como 'olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*dido'".

Trechos do vídeo do parto feitos por Mateus Verdelho, em que o médico aparece proferindo xingamentos a ela, foram divulgados posteriormente. À polícia Verdelho explicou por que não reagiu aos xingamentos de Kalil na hora do parto da filha.

Shantal também afirma que Kalil receitou a ela o medicamento Misoprostol para induzir o parto. Ele é contraindicado para pacientes que já tenham feito cesárea, caso da influenciadora.

A defesa do médico tem afirmado que que o parto de Shantal ocorreu sem qualquer intercorrência e que as condutas do profissional sempre foram pautadas "pelas boas práticas", seguindo integralmente protocolos técnicos vigentes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.