Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

David Uip se recupera de reinfecção por Covid e alerta que 'casos estão aumentando'

Com quatro vacinas, ele afirma que teve sintomas mais leves do que quando contraiu a doença pela primeira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos primeiros médicos a tratar de pacientes de Covid-19 no Brasil —e também a ser infectado pelo novo coronavírus, em 2020—, o infectologista David Uip voltou a contrair a doença neste mês. Chegou a ser internado no Hospital Sírio Libanês, em SP. E agora, já recuperado, faz um alerta: depois de uma trégua profissional de quase um mês, em que sua equipe não tratou de nenhum doente, eles agora voltaram a aparecer no consultório.

O infectologista David Uip durante coletiva de imprensa em abril de 2020, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
O infectologista David Uip durante coletiva de imprensa em abril de 2020, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo - Governo do Estado de São Paulo

DE VOLTA 

"Há quase um mês eu não via pacientes com Covid-19 no meu consultório. Estava tudo tranquilo. Agora, tenho atendido de dois a três doentes por dia", afirma. "O consultório é um baita marcador. A minha visão, empírica, mostra que os casos voltaram a crescer", diz ele.

DE VOLTA 2 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde confirmam as impressões causadas pelo dia a dia do consultório do médico: as internações por Covid-19 subiram 6% no estado, depois de várias semanas em queda. Passaram da média diária de 146 hospitalizações para 155.

ENTRE TODOS 

Um dos pacientes que entraram na contabilidade, Uip celebraria seus 70 anos no dia 16. Descobriu que estava infectado, e cancelou tudo. "Eu tinha acabado de tomar a quarta dose da vacina. Não houve tempo de ela fazer efeito", diz ele. Mas as três doses anteriores, acredita, ajudaram a fazer com que a situação não se agravasse.

DOR 

"Fui internado por precaução. Tenho dois stents [tubo que impede o entupimento de artérias] e 70 anos de idade", afirma. Os sintomas foram relativamente leves. "Uma dor de garganta insuportável, que não me permitia engolir nem saliva, e coriza. Fiquei totalmente afônico." Depois de três dias, recebeu alta.

DOR 2 

A primeira infecção, em março de 2020, quando não estava ainda vacinado, gerou um sofrimento maior. O médico teve dores musculares e sentiu um cansaço "insuportável". Depois, teve síndrome de burnout —que passou a diagnosticar com frequência em pacientes no pós-Covid.

ESPAÇO 

Uip acredita que ele e a mulher, Tereza, que também foi diagnosticada, contraíram a Covid-19 em um casamento. "Sempre usamos máscaras. Mas tiramos para comer, e muitas pessoas se aproximavam para conversar", relembra.

ESPAÇO 2 

"Deixamos de ir a vários casamentos. Esse foi o primeiro, em meses. Dei uma bobeada, e peguei", afirma ele. "Em dois anos, tratei milhares de pacientes, e não fui infectado. Nas duas vezes, contraí a doença em interações sociais."

ESPAÇO 3 

Em dois anos, Uip tratou de 2.200 doentes. Destes, 850 foram internados. E 54 morreram.

NO BRAÇO 

"A vacina está ajudando, e isso é visível", afirma. "Neste mês, ainda não internei pacientes." Todo cuidado, no entanto, ainda é pouco, recomenda o infectologista.

GAMER

A apresentadora Ana Maria Braga estrela a edição de maio da revista Cidade Jardim, que será lançada na próxima segunda-feira (2). Aos 73 anos, Ana Maria falou sobre carreira, família, espiritualidade e até mesmo de seu mais recente passatempo: jogos de videogame.

"É um prazer sempre aprender mais sobre as inovações. E adoro até jogar videogame com os meus netos. É uma senhora diversão. Quando estou com algum problema que não consigo resolver de imediato, jogo duas horas de videogame. A mente dá uma limpada, e consigo ver tudo com mais clareza", contou à publicação.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.