Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Senadores vão a Portugal para primeiro evento dos 200 anos da Independência

Rodrigo Pacheco e Randolfe Rodrigues serão recebidos pelo presidente de Portugal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) viajam dia 20 a Portugal para o primeiro grande ato de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

A primeira parada será em Coimbra, onde eles serão recebidos pelo prefeito da cidade e pelo reitor da Universidade de Coimbra, entre outros convidados para um almoço.

O presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em conversa com jornalistas no Senado - Pedro Ladeira/Folhapress

Depois, em Lisboa, os dois têm encontro marcado com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Randolfe ainda dá uma aula sobre o livro Vozes do Brasil, com panfletos que circularam no país entre 1820 e 1824, período em que o Brasil lutou e consolidou a sua independência de Portugal.

O material ficou guardado por mais de cem anos na Universidade Católica de Washington, que ficou responsável pelo arquivo do historiador brasileiro Manuel de Oliveira Lima. Os documentos retornaram ao Brasil graças a um convênio entre a universidade e o Senado Federal.


EM DUPLA

O casal de atores Klebber Toledo e Camila Queiroz - Divulgação

Os atores Klebber Toledo e Camila Queiroz participam de uma websérie promovida pela cerveja Estrella Galicia. O casal protagoniza o episódio de estreia da produção, intitulado "Paixão Pelo que Faz", que será lançado neste domingo (17). O chef Dalton Rangel e a dupla Anavitória estrelam outros episódios do projeto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e ANA LUIZA ALBUQUERQUE

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.