Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus cracolândia

Ações na cracolândia chegam à Corte Interamericana de Direitos Humanos

Denúncia foi feita pela deputada Erica Malunguinho (PSOL), que acusa o Estado brasileiro de violar convenção internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os conflitos recentes na região da cracolândia, no centro de São Paulo, chegaram à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A denúncia foi feita pela deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), que acusa o Estado brasileiro de violar a Convenção Americana de Direitos Humanos com as operações conduzidas contra usuários e traficantes.

Operação da Polícia Civil, GCM e Polícia Militar na cracolândia, na rua Frederico Steidel, na capital - Danilo Verpa - 19.mai.2022/Folhapress

VIOLAÇÃO

Segundo a deputada, a atuação do Estado na região tem agravado as condições de vida das pessoas que residem no entorno da cracolândia e daqueles que se encontram em situação de rua. Ela ainda afirma que há poucos programas voltados ao acolhimento e tratamento daqueles que fazem uso excessivo de drogas.

LACUNAS

"Muito embora todas as pessoas residentes na região sejam apontadas como usuárias de crack, muitas delas passam a viver ali por ausência de condições econômicas que garantam moradia digna e acesso a direitos sociais básicos", afirma Malunguinho, que cita a privação do acesso à saúde, à moradia e à educação pelos frequentadores do chamado "fluxo".

Retrato da deputada estadual Erica Malunguinho, no Centro Cultural São Paulo, na capital - Karime Xavier - 16.mai.2022/Folhapress

SIGAMOS

A Polícia Civil tem negado qualquer violação de direitos humanos nas operações. Tanto a gestão municipal quanto a estadual defendem a ofensiva e afirmam que o número de atendimentos a usuários aumentou desde que a intervenção na cracolândia foi deflagrada, no início do mês.


PORTAS ABERTAS

A consultora de moda Donata Meirelles, a advogada e cofundadora do Instituto Desvelando Oris Juliana Souza e a ativista Andrea Mannelli receberam convidados em um evento para arrecadar fundos para a instituição de Souza. O publicitário Nizan Guanaes compareceu ao almoço, que ocorreu na Casa Manioca, em São Paulo, na terça-feira (24).A empresária Lais Trajano esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.