Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu cracolândia drogas

Busca de dependentes da cracolândia por tratamento cresce 23% após operação

Dados são de balanço feito pela Secretaria Estadual de Saúde de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A busca de dependentes químicos por tratamento em unidades de saúde estaduais aumentou em 23% na região conhecida como cracolândia, no centro de SP, após a megaoperação policial realizada no início da semana. Os dados são de balanço feito pela Secretaria Estadual de Saúde.

0
Polícia Civil e a Prefeitura de São Paulo fazem megaoperação contra o tráfico de drogas na praça Princesa Isabel, região central da capital - Danilo Verpa - 11.mai.2022/Folhapress

PROCURA

Segundo a pasta, o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) —unidade de atendimento e acolhimento aos usuários de drogas— registrou uma média de 165 pacientes por dia nesta semana, contra 134 da semana anterior.

PROCURA 2

O número de internações hospitalares realizadas no local após triagem e observação também teve aumento, embora menor, de 10%. Foram 19 pessoas internadas entre segunda (9) e quinta (12), de acordo com o governo estadual.

PROCURA 3

Ainda segundo a secretaria, a Unidade Recomeço localizada na rua Helvetia —que oferece banho e outras ações educativas para os dependentes químicos— foi outro local a registrar aumento de 20% nos atendimentos, com uma média diária de 114 pessoas acolhidas.

AÇÃO

Na madrugada de quarta (11), a Polícia Civil e a Prefeitura de São Paulo realizaram uma megaoperação contra o tráfico de drogas na praça Princesa Isabel —o local passou a abrigar os dependentes químicos em meados de março, quando eles migraram das ruas do entorno da praça Júlio Prestes, onde se localizava a cracolândia. Seis pessoas foram presas, segundo a polícia.

REAÇÃO

Desde então, os dependentes químicos se espalharam pelas ruas do centro. Na quinta (12), um homem de 32 anos morreu baleado na avenida Rio Branco, também no centro, em meio à aglomeração de usuários de drogas.

TRIBUTO

O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolita-no de São Paulo, e a atriz Tuna Dwek compareceram ao lançamento do documentário "O Rabino na Catedral", que retrata a vida do rabino Henry Sobel, morto em 2019. O evento foi realizado na Congregação Israelita Paulista (CIP), em São Paulo, na quarta-feira (11). O rabino Ruben Sternschein também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.