Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula, Moro e lawfare estão no centro de novo documentário de Maria Augusta Ramos

'Amigo Secreto' chega aos cinemas no dia 16 de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula (PT), Sergio Moro (União Brasil) e o lawfare (uso da lei para perseguição política) estão no centro de "Amigo Secreto", o novo documentário da cineasta Maria Augusta Ramos. Ela conta a história a partir do trabalho de jornalistas que, por meio de mensagens vazadas do Telegram de procuradores da Operação Lava Jato, expuseram a proximidade entre os membros da força-tarefa e o então juiz. A série de reportagens ficou conhecida como "escândalo da Vaza Jato".

Cena do documentário "Amigo Secreto", de Maria Augusta Ramos, com a jornalista Carla Jiménez, os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins e, na tela, o ex-procurador Deltan Dallagnol - Divulgação

SET

O filme acompanha os jornalistas Leandro Demori, então do The Intercept Brasil, e Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, então do El País Brasil, nos bastidores da cobertura jornalística. O documentário é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda e estreia nos cinemas no dia 16 de junho. A distribuição é da Vitrine Filmes.

ABALO

"Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato", diz a sinopse do longa. "Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia", afirma ainda.

FICHA

"Amigo Secreto" tem direção de fotografia de Diego Lajst, montagem de Karen Akerman e direção de produção e pesquisa de Zeca Ferreira.

PIPOCA

Maria Augusta documentou também o impeachment de Dilma Rousseff (PT) no filme "O Processo", que estreou na Berlinale e recebeu o prêmio de melhor filme no festival suíço "Visions du Reel", no DocumentaMadrid e no IndieLisboa.


COMBO

Leandro Hassum e Cacau Protásio protagonizam "Família Paraíso", no Multishow
Leandro Hassum e Cacau Protásio protagonizam "Família Paraíso", no Multishow - Carolina Demper/Divulgação Multishow

Os atores Leandro Hassum e Cacau Protásio são Leleco e Shirley no novo humorístico "Família Paraíso", que o Multishow estreia na próxima segunda (30). Na série, eles são funcionários de uma casa de repouso. "Às vezes, as pessoas deixam os idosos numa casa como essas e parece que eles só precisam de uma maca e de remédio. E não! Eles precisam de atividades, eventos, carinho e amor também", diz a atriz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.