Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Orlando Silva e presidente da UNE pedem investigação após tentativa de agressão em restaurante

Advogados pedem que crimes de racismo e ameaça sejam apurados; homem ainda não foi identificado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) e a presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Bruna Brelaz, protocolaram nesta quarta-feira (4) um requerimento de instauração de inquérito policial contra um homem que teria tentado agredi-los em um restaurante.

O episódio ocorreu na noite de segunda-feira (2), em um estabelecimento no bairro da Liberdade, em São Paulo. Um breve registro em vídeo foi feito por Brelaz (veja abaixo).

"De repente, o sujeito se levanta e diz: 'O que faz aqui? Aqui não é seu lugar'. E rapidamente passa a fazer agressões verbais contra mim, contra minha atuação política, contra o que represento, e a falar que [o presidente Jair] Bolsonaro iria nos destruir", relatou Orlando Silva em publicação nas redes sociais.

De acordo com o parlamentar, que estava acompanhado de Brelaz e da ativista Camila Ribeiro, o suposto agressor ainda teria se dirigido a eles usando os termos "vagabundos", "corruptos" e "ladrões".

No requerimento apresentado à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), na capital paulista, é relatado que o homem teria agredido Brelaz e Ribeiro com empurrões e pontapés, além de tentar atingi-las com uma cadeira.

Deputado Orlando Silva publica foto de homem que teria cometido agressões contra ele em um restaurante na Liberdade, em SP - @orlandosilvasp no Instagram

"Vocês ainda vão se ver comigo! Vou acabar com as suas vidas! Vou socar sua cara de porrada!", teria dito. Uma funcionária do restaurante Takô, onde se deu o episódio, também teria sido agredida enquanto tentava remediar o conflito.

"O caso se insere em inequívoco contexto de violência motivada por intolerância político-ideológica com viés eleitoral, que costuma vitimar sobretudo mulheres, pessoas negras e LGBTs, constituindo violação às liberdades constitucionais de pensamento, expressão e manifestação política", afirmam os advogados André Lozano Andrade e Fernanda Peron Geraldini, que representam Orlando Silva, Brelaz e Ribeiro, no requerimento apresentado em delegacia.

0
Orlando Silva participa de debate realizado pela TV Cultura com candidatos a prefeito de SP, no Memorial da América Latina - Marlene Bergamo - 12.nov.2022/Folhapress

Eles pedem que o suposto agressor seja identificado e investigado pelos crimes de racismo, injúria, difamação, calúnia e ameaça.

"Ao proferir termos como 'você não merece estar aqui, nenhum de vocês!', o averiguado parece ter agido com intuito racista, pois revela que, no imaginário dele, pessoas negras não poderiam frequentar um estabelecimento caro e elitizado como aquele", dizem os advogados.

Nas redes sociais, Orlando Silva pediu a seus seguidores que ajudem a identificar o responsável pelas agressões. Segundo o advogado André Lozano, nenhuma informação sobre sua identidade foi recebida até o momento.


SOBRE O PALCO

O cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, e a diretora-executiva da empresa Sustenidos, que administra o Theatro Municipal de São Paulo, Alessandra Costa,
compare-ceram à estreia da ópera "Café", no Municipal, realizada na terça (3), na capital paulista. Baseado em libreto de Mário de Andrade, o espetáculo tem direção de Sérgio de Carvalho e conta com a participação do Coletivo Nacional de Cultura do MST (Movimento dos Trabalha-dores Rurais Sem Terra).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.