Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Internações por Covid desaceleram em SP pela primeira vez em oito semanas

Governo paulista registrou queda de 3,3% na média móvel diária de pacientes hospitalizados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de oito semanas em alta, as internações por Covid-19 no estado de São Paulo voltaram a desacelerar. O governo paulista registrou uma queda de 3,3% na média móvel diária de pacientes hospitalizados na 24a semana epidemiológica de 2022, entre os dias 12 e 18 de junho.

Foram 528 doentes internados por dia, em média, contra 546 na semana anterior.

UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, uma das referências no tratamento de Covid-19
UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, uma das referências no tratamento de Covid-19 - Ronny Santos - 5.jun.2020/ Folhapress

Os técnicos do governo festejaram os números como um sinal que que a curva de hospitalizações pode estar atingindo a estabilidade, com viés de queda.

O número de casos voltou a diminuir após quatro semanas de aumento consecutivo. A quantidade de infectados foi de uma média diária de 6.831 doentes na semana anterior, de 5 a 11 de junho, para 5.741 nesta semana.

O número de óbitos também caiu, passando de uma média diária de 60 mortes para 45 (baixa de 24,9%).

O número de hospitalizações é considerado o mais seguro para a verificação da tendência da epidemia no Brasil: os registros são feitos no momento da entrada do doente nas instituições, e comunicados imediatamente ao sistema.

Já os casos podem ser subnotificados, pois nem todas as pessoas que contraem o coronavírus fazem exame para saber se estão com a doença. Uma boa parte é inclusive assintomática, e sequer desconfia que foi infectada.

A média diária de internações por Covid-19 no estado tinha voltado a subir na semana dos dias 17 e 23 de abril —que coincidiu justamente com os preparativos para o Carnaval.

Depois de atingir um pico de 1.521 hospitalizações diárias em janeiro, os índices começaram a apresentar seguidas quedas, mas voltaram a subir no fim de abril.

TROFÉU

A atriz Mel Lisboa esteve presente na cerimônia de premiação da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na noite de segunda (20), em São Paulo. A audiossérie "Paciente 63", protagonizada por ela e pelo cantor Seu Jorge, ganhou o prêmio de melhor podcast. O rapper Don L levou o trófeu de artista do ano, e Juçara Marçal, de disco do ano por "Delta Estácio Blues".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.