Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu universidade

Coletivos da USP assinam nota de repúdio contra departamento de filosofia

Documento cobra por ações afirmativas no processo seletivo do curso de pós-graduação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dez coletivos e associações da USP (Universidade de São Paulo) assinaram uma nota de repúdio à falta de ações afirmativas no processo seletivo do curso de pós-graduação em filosofia na universidade.

A carta foi elaborada pela Comissão de Implementação de Ações Afirmativas, criada no ano passado e formada por alunos e professores do curso da pós-graduação da universidade. O curso de filosofia está vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Vão da FFLCH - Gabriel Cabral - 27.set.2019/Folhapress

No documento, eles criticam a "sistêmica resistência" do departamento de filosofia "em relação a mudanças que promovam maior diversidade entre seu corpo discente e de pesquisadores".

O texto afirma que o departamento "vem criando obstáculos e se recusando a até mesmo pautar em suas reuniões a necessidade de incluir ações afirmativas" no edital de seleção do programa.

Entre os signatários do documento estão a Associação de Docentes da USP (Adusp), a Rede Não Cala!, o Diretório Central dos Estudantes da USP e o Centro Acadêmico de Geografia. A partir desta segunda-feira (8), o documento será aberto ao público para colher assinaturas.

O professor Paulo Martins, diretor da FFLCH, e a presidente da comissão de pós-graduação da FFLCH, Cláudia Pino, afirmam, em nota, que a direção é "plenamente a favor das ações afirmativas em todos os níveis acadêmicos".

Entretanto, seguem, "os programas de pós-graduação da FFLCH gozam de plena liberdade para deliberar a respeito de seus regulamentos e formas de ingresso".

Eles afirmam ainda que o departamento "já fez ampla discussão sobre ações afirmativas", explicando as diferentes modalidades de seleção de vagas e bolsas para grupos minoritários. "Os programas vêm discutindo internamente qual é a modalidade que mais convém a seu perfil e implementando pouco a pouco ações afirmativas em seus editais de ingresso e seleção de bolsas", continua a nota.


ENCONTRO

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, participou, nesta segunda (8), de uma reunião-almoço realizada pelo Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), na capital paulista. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, e o presidente do Iasp, Renato Silveira, prestigiaram o evento. ​

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.