Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Associação de empresas de pesquisas pede que PGR investigue levantamentos sem contratantes

Há desconfiança de que verdadeiros patrocinadores não querem aparecer, transgredindo regras legais de transparência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A proliferação de pesquisas eleitorais de institutos que afirmam fazer os levantamentos por conta própria acendeu a luz amarela da Apab (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas), que acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo investigações.

ALERTA

Há uma suspeita de que algumas empresas, sem tradição no mercado, estejam afirmando falsamente que financiam as pesquisas do próprio bolso para esconder quem, de fato, paga por elas.

Pessoa atrás de urna com os escritos "vota brasil"
Cabine eleitoral em 2010, na escola João 23, na Penha, zona leste de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

ALERTA 2

De acordo com o presidente da Abep, Duilio Novaes, não é incomum institutos sérios fazerem um número determinado de sondagens eleitorais por conta própria, para reforçar sua marca, por exemplo.

BACIADA

A luz amarela acende, no entanto, quando pequenas empresas fazem "dez, vinte pesquisas" seguidas sem um contratante. Isso tem sido comum em sondagens feitas em pequenas regiões ou cidades.

QUEM PAGA?

Pelas contas de Duilio, um levantamento regional custa pelo menos cerca de R$ 20 mil. Uma dezena deles já exigiria um investimento de R$ 200 mil. "De onde vem o dinheiro?", questiona o presidente da Abep "Essas pesquisas podem estar sendo pagas por gente que não quer aparecer e tem interesse em determinado resultado", segue.

LUZ

A prática quebraria regras legais feitas para manter a credibilidade do setor. A lei determina, por exemplo, que o contratante de um levantamento eleitoral seja explicitado, com nome registrado nos tribunais eleitorais. A transparência é considerada um dos pilares que mantêm a respeitabilidade das pesquisas.

ESTANTE

O advogado Luís Francisco Carvalho Filho recebeu convidados para o lançamento de seu livro "Newton" na Livraria Megafauna, no centro de São Paulo, no sábado (10). Entre os presentes estavam o escritor Marcelo Rubens Paiva, o apresentador Marcelo Tas, a diretora Mika Lins, o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e sua mulher, a empresária Lucília Diniz.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.