Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Denúncia sobre imóveis de irmãos de Bolsonaro será analisada por braço direito de Aras

Encaminhamento frustra aqueles que esperam apuração sobre imóveis da família do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Procuradoria da República em São Paulo decidiu enviar à PGR (Procuradoria-Geral da República) uma denúncia contra os irmãos de Jair Bolsonaro (PL) por suposta prática de lavagem de dinheiro na aquisição de imóveis. O encaminhamento frustrou aqueles que esperam que os familiares do presidente sejam investigados.

O presidente Jair Bolsonaro ao lado do irmão Renato, em Eldorado, no interior de São Paulo - Adriano Vizoni - 3.ago.2020/Folhapress

HISTÓRICO

A representação foi recebida na última semana pelo gabinete da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Braço direito do procurador-geral da República, Augusto Aras, ela tem se notabilizado pelo arquivamento de apurações que envolvem Jair Bolsonaro e seus aliados.

VIVO

Reportagem recente do UOL apontou que, desde 1990, o mandatário, irmãos e filhos negociaram 107 imóveis, 51 dos quais adquiridos total ou parcialmente com dinheiro vivo. Na quinta-feira (22), a publicação foi censurada pela Justiça a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

LAÇOS

A denúncia contra os familiares do presidente foi apresentada ao Ministério Público Federal pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Nela são citados, entre irmãos e outros parentes do presidente, Renato, Denise, Vânia, Angelo e Luiz Paulo Bolsonaro e José Orestes.

LAÇOS 2

Teixeira relembra o suposto caso das "rachadinhas" envolvendo Bolsonaro e seus filhos e diz haver indícios de que os imóveis da família possam ter sido comprados com dinheiro obtido de forma ilícita.

SANGUE

Nenhum dos denunciados tem foro especial. Para a procuradora da república em São Paulo Ana Carolina Yoshii Kano Uemura, no entanto, a conexão dos parentes com eventuais crimes praticados pelo presidente e por seus filhos parlamentares levam a investigação à PGR.

DEVERES

"Já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República deixar de atuar como órgão de defesa do presidente da República e passar a exercer as atribuições que lhe foram conferidas pela Carta Magna", afirma a advogada Priscila Pamela Santos, integrante do grupo Prerrogativas, que representa Paulo Teixeira na denúncia.

DEVERES 2

"É lamentável a subserviência de algumas instituições aos delírios autoritários e criminosos do Presidente, que durante todo o exercício de seu mandato tem praticado atos que reclamam sérias investigações e que, entretanto, tem sido recorrentemente arquivados", diz ainda.

OFENSIVA

No início deste mês, Aras defendeu a atuação da PGR e disse que o envio de centenas de representações para que autoridades sejam investigadas são uma sabotagem. De acordo com ele, são dirigidos ao órgão representações fantasiosas, desprovidas de suporte probatório e de fundamentação legal.

IGUARIA

O empresário Márcio Toledo prestigiou a chef Mayra Toledo, sua filha, no lançamento do livro "May Macarons". A obra é assinada por ela e leva o nome de sua loja, que vende o doce francês. O evento ocorreu no restaurante Veridiana Jardins, em São Paulo, na quarta-feira (21).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.