Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Empate de Simone e Ciro em SP anima aliados de Lula, que veem chance de pedetista 'desidratar'

Senadora chegou a 5% entre os paulistas, contra 6% do pedetista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O empate técnico entre os presidenciáveis Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no estado de São Paulo, revelado pela pesquisa do instituto Ipec divulgada na terça (6), entusiasmou aliados de Lula (PT) que integram a aliança formada em torno da candidatura presidencial do petista.

O ex-presidente Lula durante encontro do PSB, em Brasília - Ueslei Marcelino - 29.jul.2022/Reuters

VIÉS DE ALTA

A senadora subiu e chegou a 5% dos votos entre os paulistas, enquanto Ciro registrou 6%, com viés de baixa: ele tinha 9% na pesquisa anterior, feita em meados de agosto.

DE PERTO

A subida de Tebet coincide com análises estatísticas internas da campanha de Lula. E alimenta a expectativa de que, subindo em São Paulo, que tem 22,6% do eleitorado do país, a senadora encoste posteriormente em Ciro também nas pesquisas de âmbito nacional.

TORCIDA

Com isso, aumentaria a possibilidade, segundo os mesmos aliados, de Ciro Gomes "desidratar", arriscando-se a ficar em quatro lugar nas pesquisas.

MAIS FÁCIL

A possibilidade facilitaria a campanha pelo voto útil de eleitores de Ciro. A aposta é que, com o fraco desempenho de seu candidato, os ciristas que rejeitam Jair Bolsonaro (PL) se seduzam com mais facilidade pela ideia de votar em Lula já no primeiro turno para tentar derrotar o presidente ainda na primeira rodada eleitoral.

DE LONGE

A pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, e feita antes da sondagem do Ipec em SP, já mostrava Simone Tebet saltando de 2% para 5% no país —com viés de alta, mas ainda distante de Ciro, que também oscilou positivamente, de 7% para 9%.

CONVESCOTE

O empresário, fotógrafo e trineto de dom Pedro 2º, João de Orleans e Bragança, e a diretora do Museu do Ipiranga, Rosaria Ono, estiveram presentes no coquetel de reinauguração da instituição, na noite de terça (6). O ex-governador João Doria (PSDB) e o secretário de Governo de São Paulo, Marcos Penido, também compareceram à cerimônia. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.