Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Douglas Belchior diz que Eduardo Bolsonaro cria 'milícia à luz do dia' e aciona Ministério Público

Candidato do PT reage a fala de deputado pedindo que pessoas armadas sejam voluntárias do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filho do presidente da República e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tornou-se alvo de duas representações junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Eleitoral após sugerir que pessoas armadas sejam voluntárias de Jair Bolsonaro (PL).

As denúncias foram feitas nesta terça-feira (6) pelo professor e candidato a deputado federal Douglas Belchior (PT-SP), cofundador da Uneafro Brasil e membro da Coalizão Negra por Direitos.

O deputado Eduardo Bolsonaro na área externa do Palácio do Planalto, em Brasília - Adriano Machado - 6.set.2021/Reuters

Em publicação nas redes sociais, Eduardo compartilhou uma foto de Bolsonaro em frente a uma televisão, que exibia a frase "Lula: 'Não vou liberar decreto para comprar armas'".

"Você comprou arma legal? Tem clube de tiro ou frequenta algum? Então você tem que se transformar num voluntário de Bolsonaro", escreveu o deputado na segunda-feira (5).

Nas representações ao Ministério Público, Douglas Belchior afirma que, ao conclamar pessoas armadas, o parlamentar atenta contra o regime democrático e "dá indubitáveis indícios de reunião de pessoas de forma não pacífica".

Belchior ainda destaca que a mensagem é transmitida em meio a um período eleitoral marcado pela escalada da violência política e pela liberação massiva de armas de fogo. Procurado por meio de sua assessoria, o deputado do PL não respondeu.

"Eduardo Bolsonaro está montando uma milícia à luz do dia, convocando pessoas que têm arma para se mobilizarem em torno da candidatura do pai dele", diz Belchior à coluna.

O cofundador da Uneafro Brasil pede ao Ministério Público Eleitoral e ao Ministério Público Federal que sejam adotadas providências para se requerer judicialmente a suspensão das redes sociais de Eduardo Bolsonaro.

Segundo o candidato do PT, a medida seria necessária para evitar a propagação de novas mensagens que vinculem o exercício democrático ao porte de armas.

"É urgente a necessidade de se suspender o uso das contas de redes sociais por Eduardo Bolsonaro até que ele explique suas intenções de maneira inequívoca, retifique suas conclamações e se alinhe com os ditames do Estado democrático de Direito", diz em ofício.


PIPOCA

A atriz Fabiana Karla recebeu convidados na pré-estreia do filme "Uma Pitada de Sorte" em São Paulo, na segunda-feira (5). O evento foi realizado no Cinemark Iguatemi. A atriz Jandira Martini, o diretor Pedro Antônio e a produtora Glaucia Camargo estiveram lá.


TELONA

A atriz Veronica Debom e o diretor Willem van Weerelt, que assinava a direção do programa do Jô, compareceram à sessão de estreia do filme "Minha Família Perfeita", no cinema UCI Jardim Sul, em São Paulo, na segunda-feira (5). O produtor de cinema Marcos Didonet e o diretor-executivo do canal Arte 1, Caio Carvalho, prestigiaram a estreia.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.