Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Frente inter-religiosa alerta para instrumentalização da fé por grupos que 'acenam ao autoritarismo'

Articulação lançará carta de compromissos destinada a representantes eleitos neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns por Justiça e Paz lançará nesta sexta-feira (28) uma carta de compromissos políticos inter-religiosos em defesa do Estado democrático de Direito. O documento será endereçado a representantes eleitos no pleito deste ano.

O texto aborda temas como a defesa do Estado laico, o combate à violência, a promoção da cultura da paz, a proteção da natureza e a promoção de uma educação voltada aos direitos humanos. Em todos eles, a articulação destaca a necessidade de evitar que a religião tome o lugar do Estado —e vice-versa.

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Tarcísio de Freitas participam de missa em Aparecida (SP) - Eduardo Knapp - 12.out.2022/Folhapress

"O Estado não pode privilegiar os interesses de nenhum grupo religioso, incluindo a
instrumentalização política por grupos específicos que acenam ao autoritarismo ou ao fanatismo", alerta o texto.

Atualmente, a Frente Inter-religiosa congrega católicos, anglicanos, metodistas, pentecostais, judeus, muçulmanos, bahá’ís, budistas, kardecistas, umbandistas, povos tradicionais de matrizes africanas e membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ao justificar a elaboração do documento, a articulação afirma que o país atravessa um momento em que a religião é instrumentalizada por grupos políticos e, por isso, se faz necessário "o estabelecimento de alguns compromissos sociais fundamentais".

"Entendemos que para o fortalecimento da nação, é urgente que o funcionamento da sociedade não seja baseado no uso da violência ou no abuso de poder econômico ou político que oprime uns em benefício de outros. É papel das religiões, portanto, contribuir para o respeito à diversidade, à harmonia e à cooperação genuína de toda sociedade", afirma a carta.

Leia, abaixo, a íntegra da carta de compromissos políticos inter-religiosos:


PIPOCA

O produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, participou de um debate após a pré-estreia do filme "Armageddon Time", na noite de quarta-feira (26), no Cine Marquise do Conjunto Nacional, na capital paulista. O longa, produzido por Teixeira, está na programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Os atores Mariana Ximenes e Johnny Massaro prestigiaram a exibição da produção.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.