Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Conselho suspende procurador da Lava Jato que divulgou informações de investigação sobre Jucá

Na época, detalhes foram publicados por meio da comunicação oficial do MPF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu suspender por 30 dias o procurador Eduardo El Hage, que integrou a Lava Jato do Rio de Janeiro. Ele foi considerado um dos responsáveis diretos por tornar públicas informações sigilosas de uma investigação contra o ex-senador Romero Jucá, que apresentou a denúncia.

O então senador Romero Jucá (MDB-RR) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em Brasília - Pedro França - 10.jul.2018/Agência Senado

Na época do ocorrido, os detalhes foram publicados por meio da comunicação oficial do Ministério Público Federal (MPF). O ex-ministro Edison Lobão e seu filho, Márcio Lobão, também foram citados no texto que falava sobre o suposto recebimento de propinas durante as obras da usina Angra 3.

A decisão pela suspensão de El Hage foi tomada nesta segunda-feira (19) e contou com a maioria dos votos dos conselheiros do CNMP. Além dele, o órgão condenou a procuradora Gabriela Câmara a censura, uma espécie de advertência. Câmara também foi considerada responsável pela publicação do material.

Outros nove procuradores tiveram suas condutas julgadas no âmbito do processo, mas foram absolvidos. O órgão entendeu que eles não participaram da elaboração da notícia.

"Se tivéssemos nós agido, e quando falo 'nós' é no sentido atemporal, de uma composição que não é formada por seus integrantes contemporâneos, mas por todos os seus integrantes, tivéssemos tido a capacidade de moderadamente punir o que devia ser punido, não chegaríamos às situações nas quais penas mais duras estariam a ser aplicadas", afirmou o conselheiro do CNMP Otavio Luiz Rodrigues Júnior durante a sessão.

"Isto é, na verdade, um encontro que nós temos marcado com a nossa própria história, e hoje estamos quitando esse encontro por meio de uma cobrança de coerência", disse ainda.

Na prática, o procurador Eduardo El Hage chegou a receber a condenação de demissão, que foi convertida em suspensão. O teor da pena ficará registrado em seus arquivos, e ele poderá ser punido severamente caso cometa uma nova infração.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.