Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Embaixador da Coreia diz que ouve músicas brasileiras mais de cem vezes para decorá-las

Lim Ki-mo afirma que ainda não foi convidado para cantar no próximo jogo do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo, diz que já recebeu muitos convites para assistir aos próximos jogos da seleção brasileira no Qatar. "Mas nenhum deles foi para cantar", afirma, por mensagem, à coluna. "Não sou o tipo de pessoa que canta sem ser convidado", emenda, rindo.

Na segunda-feira (5), imagens do diplomata entoando hits do cancioneiro brasileiro como "Evidências" e "Cheia de Manias" se proliferaram nas redes sociais após a goleada do Brasil contra o país sul-coreano.

O embaixador da Coreia do Sul, Lim Kim-Mo, canta Raça Negra em festa na embaixada do país, em Brasília
O embaixador da Coreia do Sul, Lim Kim-Mo, canta Raça Negra em festa na embaixada do país, em Brasília - @andrespigariol no Twitter

As performances foram apresentadas a cerca de cem membros da comunidade coreana, funcionários da embaixada e amigos brasileiros em sua residência oficial, sediada na própria embaixada da República da Coreia, em Brasília. A partida foi transmitida em um telão montado na área da piscina.

"No dia do jogo, pela manhã, recebi algumas ligações perguntando se eu iria cantar. Os amigos diziam que, se eu cantasse, eles iriam cantar também. Então pensei: 'Devo cantar algumas canções'", afirma. O embaixador diz que seus convidados brasileiros começaram a cantar e a tocar alguns instrumentos, e tudo aconteceu com muita naturalidade.

Funcionários da representação diplomática, no entanto, dizem ter se surpreendido com os números musicais, embora Lim Ki-mo já tenha cantado músicas brasileiras em outras ocasiões públicas.

Ele, que não é fluente em português, explica seu método de aprendizado. "Se me deparo com uma música que me interessa, escuto cerca de cem vezes. Só então consigo entender o ritmo, o significado das palavras e o sentimento que ela transmite. Então, ouço mais cem vezes e sinto que já posso cantar."

As músicas apresentadas após o jogo da seleção não foram escolhidas ao acaso, explica. "Ouvi dizer que 'Evidências' é como um segundo hino nacional para os brasileiros, então é natural que eu a escolha. 'Cheia de Manias', para os estrangeiros, tem um ritmo muito brasileiro. As duas são músicas para os meus ouvidos", diz ele.

O embaixador afirma ser um adepto recente das redes sociais, embora esteja vivendo uma repercussão propiciada por elas. Os vídeos passaram a circular após uma sequência de publicações feitas pelo jornalista André Spigariol, que acompanhou a partida desde a residência oficial.

"Na verdade, eu nem tinha redes sociais. Eu nem gostava, para falar a verdade. Mas entrei no Instagram há cerca de um mês para manter contato com os amigos que tenho feito no Brasil", explica o diplomata.

Lim Ki-mo afirma que ouve muitas palavras encorajadoras desde que chegou ao Brasil, em 2021, e que vê na cultura uma forma de reciprocidade. "A cultura coreana é próspera aqui no Brasil. Por outro lado, eu espero que os brasileiros saibam que há pessoas na Coreia que, como eu, amam o Brasil também."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.