Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Copa aumenta fluxo de refugiados afegãos em Guarulhos, diz secretário

Chefe da pasta de Assistência Social diz que organizações e doações têm sido importantes, mas que até armas de fogo já foram cedidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A realização da Copa do Mundo no Qatar e o aumento do número de voos vindos do Oriente Médio insuflou a quantidade de refugiados afegãos que desembarcam no Aeroporto Internacional de Guarulhos —e que, por vezes, não têm para onde ir.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, Fábio Cavalcante, em média 30 migrantes afegãos têm chegado ao Brasil diariamente. Atualmente, há cerca de 287 deles acampados em um mezanino do Terminal 2 do aeroporto aguardando acolhimento.

Refugiados vindos do Afeganistão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP - Bruno Santos - 16.set.2022/Folhapress

"Eram quatro voos diários, agora triplicou", afirma o chefe da pasta. "A imprevisibilidade é o que mais dificulta o planejamento. Guarulhos não sabe quantas pessoas chegam por dia. Tem dia em que chegam 80, tem dia que não chega nenhuma", segue.

Cavalcante diz que tem contado com o suporte do governo federal para questões técnicas, mas que gostaria de vê-lo mais atuante na gestão da crise humanitária que se arrasta há meses.

"O pleito de Guarulhos é que o Ministério da Cidadania realmente se aproprie da demanda e protagonize toda essa operação. Isso não é um problema de Guarulhos, é do Brasil", afirma ele.

O chefe da pasta de Desenvolvimento e Assistência Social afirma que a atuação de organizações da sociedade civil têm sido muito importante no processo de acolhimento dos afegãos, e que as doações se multiplicaram após a repercussão de sua situação pela imprensa.

Para a surpresa de servidores envolvidos na operação, até mesmo duas armas de fogo chegaram a ser doadas e foram identificadas em meio à triagem de alimentos e roupas recebidos. "A equipe toda foi parar na polícia", conta o secretário. Os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal.

Fábio Cavalcante diz que, na próxima quinta-feira (1º), será aberta uma terceira casa de acolhimento para afegãos em Guarulhos, totalizando 150 vagas no município. Um quarto espaço está previsto para janeiro de 2023.

"Já há uma articulação com o governo federal para mais 800 vagas, mas estamos priorizando essas [casas] primeiro porque burocraticamente é tudo complicado", afirma. "A falta de política pública federal ao migrante é o que realmente pega. Não há como o município implementar o que não existe a nível federal", explica.

Na última semana, o secretário foi convidado a conhecer a Operação Acolhida, em Roraima, destinada à recepção de refugiados vindos da Venezuela. "A gente está tentando fazer uma mini-Operação Acolhida com apoio do ministério", diz.


TAPETE VERMELHO

O ator e diretor italiano Kim Rossi Stuart, que atua em filmes como "Anos Felizes" (2013) e "Tommaso" (2016), veio ao Brasil na semana passada para lançar seu novo longa-metragem, "Brado". A sessão foi realizada no Reserva Cultural, na capital paulista. A diretora e curadora do evento, Erica Bernardini, compareceu à exibição. O dono do espaço de cinema, Jean Thomas Bernardini, e o diretor-executivo da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo Nico Rossini também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou SUSANA TERAO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.