Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu inss

TCU julga legalidade de contratação de militares para atuação no INSS sob Bolsonaro

Medida gerou polêmica e não aliviou as filas que se avolumaram no atual governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai julgar nesta quarta (7) a legalidade da contratação de cerca de 2.000 militares da reserva, em 2020, para reforçar o atendimento do INSS e diminuir as filas que se avolumaram no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Agência da Previdência na zona sul da cidade de São Paulo
Agência da Previdência na zona sul da cidade de São Paulo - Rivaldo Gomes - 23.mar.2022/Folhapress

FARDA

A iniciativa envolveu o Ministério da Economia, da Defesa, a Casa Civil e a própria Presidência da República.

CHEQUE

Os militares selecionados passaram a receber 30% a mais do que já ganhavam na inatividade.

EM SÉRIE

A contratação dos militares gerou polêmica, e órgãos técnicos do TCU apontaram uma série de problemas.

PARA ELES

Em primeiro lugar, a medida teria infringido "os princípios constitucionais da isonomia e da impessoalidade", já que a seleção de trabalhadores foi dirigida especificamente aos militares –e, depois de interferência do próprio tribunal, também a servidores civis aposentados.

EXPERTISE

Os técnicos apontaram também que a experiência adquirida no serviço militar não era "determinante para o bom exercício e atendimento das necessidades do trabalho temporário a ser contratado".

NÍVEL MÉDIO

As atividades dos fardados de pijama no INSS poderiam, portanto, ser executadas por qualquer pessoa com "nível médio de conhecimento e competência".

LONGA ESPERA

A participação dos militares, por outro lado, não aliviou as filas: a equipe de transição de Lula (PT) já recebeu a informação de que cerca de 5 milhões aguardam a apreciação de seus processos com prazos que já estouraram o tempo definido pelo órgão para que sejam resolvidos.

SEU QUADRADO

Uma das secretarias do TCU chegou a afirmar que "embora se reconheça a grave crise por que passa o INSS, prejudicando expressivo número de pessoas que aguardam a análise de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais", ela considerava "temerária a contratação de militar inativo das Forças Armadas para o desempenho de atividades civis na administração pública".


HORA DA ESTRELA

O maestro Josoé Polia compareceu à pré-estreia do filme "Clarice Lispector: A Descoberta do Mundo", realizada no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo, na noite de segunda-feira (5). Criado a partir de depoimentos da escritora e entrevistas com amigos e familiares, o ensaio documental é dirigido por Taciana Oliveira, que recebeu convidados durante a sessão. A artista plástica ítalo-brasileira Maria Bonomi também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.