Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Haddad na Fazenda tem apoio de 60% dos eleitores de Lula, diz Genial/Quaest

Eleitorado de Bolsonaro, no entanto, eleva a rejeição ao ex-prefeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ser ministro da Fazenda é aplaudida pela ampla maioria dos eleitores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pesquisa Genial/Quaest mostra que 60% deles dizem considerar o petista um bom nome para chefiar a pasta, ante 26% que discordam. Outros 14% afirmam não saber ou não responderam.

Lula e Fernando Haddad na avenida Paulista, em São Paulo, após o resultado das eleições - Caio Guatelli - 30.out.2022/AFP

Haddad também encontra aprovação elevada entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (46%) e que moram no Nordeste (42%), grupos do eleitorado que sustentaram a eleição de Lula no pleito deste ano.

O eleitorado de Jair Bolsonaro (PL), no entanto, faz com que a rejeição a Fernando Haddad suba. Ao todo, 80% dos que votaram no atual presidente da República são contra a nomeação do ex-prefeito para a Fazenda, enquanto 12% o apoiam e 8% dizem não saber ou não responderam.

Entre os que votaram em branco ou nulo ou não compareceram no segundo turno das eleições, 53% reprovam o nome da Haddad, 19% afirmam que ele seria um bom ministro e 28% não sabem ou não responderam.

Na média do eleitorado, o ex-prefeito de São Paulo tem seu nome reprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 36%, enquanto 14% afirmam não saber ou não responderam à pergunta da pesquisa.

Intitulado "O Brasil que Nós Queremos", o levantamento Genial/Quaest foi realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro e ouviu 2.005 pessoas. Seus dados serão divulgados nesta quinta-feira (8).

Entre os eleitores que têm renda superior a cinco salários mínimos, por sua vez, o petista tem 59% de rejeição e 28% de aprovação. Outros 13% não responderam quando perguntados.

ÀS COMPRAS

As sócias Claudia Kievel e Gladys Tchoport, fundadoras da feira Jardim Secreto
As sócias Claudia Kievel e Gladys Tchoport, fundadoras da feira Jardim Secreto - Pamela Alves/Divulgação

As sócias Claudia Kievel e Gladys Tchoport, fundadoras da Feira Jardim Secreto, posam na frente da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O local vai receber no sábado (10) e domingo (11) uma edição natalina do evento, que reunirá mais de cem marcas do ramos de beleza, moda, papelaria e decoração. A edição também contará com shows e oficinas, como uma de estamparia botânica destinada ao público infantil.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.