Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Janja mandava vídeos para Lula enquanto ele esteve preso, mostra documentário inédito da GloboNews

'Visita, Presidente' será exibido pelo canal na próxima quarta (28), às 22h30

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A GloboNews exibirá na próxima quarta-feira (28) um documentário sobre os 580 dias em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve preso em Curitiba. Com direção de Julia Duailibi e Maira Donnici, que também assina o roteiro e a edição, o longa "Visita, Presidente" reúne histórias inéditas de figuras que estiveram ao lado do petista no cárcere e agora devem acompanhá-lo no Palácio do Planalto.

Janja e Lula durante cerimônia de encerramento dos grupos de trabalho da transição, no CCBB, em Brasília - Pedro Ladeira - 13.dez.2022/Folhapress

A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o ex-ministro Celso Amorim, a secretária do presidente eleito, Cláudia Troiano, e agentes que conviveram com Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba são alguns dos entrevistados.

O documentário relata que, além do envio de cartas, Janja tinha o hábito de gravar vídeos em que compartilhava momentos e anedotas do seu dia a dia com Lula —como quando estava dirigindo, por exemplo. Os filmes eram entregues a ele por meio de um pen drive.

Um depoimento da secretária Cláudia Troiano é considerado uma das passagens mais fortes da produção. Ela fala de sua ida ao velório de Arthur Araújo Lula da Silva, neto do petista morto aos 7 anos em decorrência de meningite meningocócica.

Na ocasião, Lula precisou de uma autorização da Justiça para despedir-se de Arthur.

Além de abordar o ineditismo da prisão de um ex-presidente da República, "Visita, Presidente" busca entender as decisões que foram tomadas durante os 580 dias em que Lula esteve detido e o que elas dizem sobre a gestão que governará o país a partir de 1º de janeiro de 2023.

De acordo com informações obtidas pela coluna, a equipe do documentário tentou fazer gravações na sala em que Lula ficou preso, mas o pedido foi negado pela gestão da sede da Polícia Federal em Curitiba.

O local atualmente encontra-se desativado, mas agentes da força policial já manifestaram o desejo de transformá-lo em um espaço de memória dos dias em que o petista esteve lá.

"Visita, Presidente" será exibido na GloboNews às 22h30 da próxima quarta. As entrevistas, todas feitas após a soltura de Lula, foram gravadas nas cidades de São Paulo, Brasília e Curitiba.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.