Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Janaina Paschoal diz que comparações de Janja com Michelle Bolsonaro são 'grosseiras'

Deputada estadual afirma que cada primeira-dama tem o seu estilo e que todas merecem respeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada estadual de São Paulo Janaina Paschoal (PRTB) se manifestou nesta terça-feira (3) pedindo respeito após a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ser alvo de críticas de bolsonaristas e de opositores pela roupa que escolheu para a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A autora do pedido que levou ao impeachment de Dilma Rousseff (PT) classificou como "desnecessárias" e "grosseiras" as comparações entre primeiras-damas e os modelitos escolhidos por elas.

Janja segura a cadela Resistência durante a cerimônia de posse de Lula, em Brasília - Ueslei Marcelino - 1º.jan.2013/Reuters

"Há muito a criticar nas medidas já adotadas pelo novo governo. Para tanto, são desnecessários xingamentos. Também são desnecessárias grosseiras comparações entre esposas de presidentes e suas roupas", escreveu a parlamentar nas redes sociais.

"Cada primeira-dama, como toda mulher, tem seu estilo e prioridades e merece ser... Respeitada!", finalizou.

No domingo (1º), Janja subiu a rampa do Palácio do Planalto vestindo blazer, colete e um calça pantalona de cintura alta. Em entrevista à Folha, a estilista Helô Rocha, responsável pelo look juntamente com sua sócia, Camila Pedroza, falou que a ideia era romper com a tradição de usar vestido durante a solenidade.

"A gente poderia fazer um terno completo, superfeminino, mas que tivesse muita brasilidade, muita feminilidade e aquela veia de uma mulher que está lá para trabalhar, arregaçar a manga e fazer acontecer", afirmou Rocha.

O terninho acinturado do conjunto da posse trazia bordados de diferentes tipos de palha —palha de junco, capim dourado e capim colonhão— feitos por bordadeiras e artesãos do Rio Grande do Norte, de Tocantins e de Goiás.

Havia a intenção de enaltecer comunidades que trabalham com artesanato, normalmente mulheres sertanejas que sustentam a família com os bordados, afirmou ainda a estilista, que tem como mote de suas criações valorizar a roupa brasileira. Os adornos foram finalizados com paetês pelo bordador Lucas Bispo.

Helô Rocha já havia assinado o vestido de noiva de Janja, que celebrou sua união com Lula em maio do ano passado. Na peça, o luar do sertão, um céu estrelado, as fases da lua e a fauna e flora do Nordeste brasileiro foram bordados sobre seda.

TAPETE VERMELHO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e sua mulher, a professora da USP Ana Estela Haddad, cumprimentaram convidados durante a recepção realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para a posse Lula, no domingo (1º). O ex-prefeito de São Paulo foi uma das estrelas maiores do evento.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e sua mulher, Yara Lewandowski, estiveram lá. Os advogados Valeska Teixeira Martins e Cristiano Zanin, que defenderam Lula nos processos da Lava Jato, também compareceram.


INTERCÂMBIO

O Nobel da Paz e presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, foi homenageado com um jantar no restaurante Fuego, em Brasília, na segunda-feira (2). Na ocasião, o mandatário transmitiu um convite a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que visite seu país e discuta temas como a guerra na Ucrânia.

O restaurante, que tem em seu quadro de sócios o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, reuniu autoridades como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e o diplomata Aldemo Garcia, que já atuou como embaixador no Timor Leste.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.