Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Gil do Vigor, Alexandre de Moraes e Haddad roubam a cena na festa de posse do Itamaraty

Eles eram as pessoas mais abordadas pelos convidados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O coquetel da posse de Lula (PT) oferecido a convidados e delegações estrangeiras no Itamaraty teve três estrelas maiores.

Pela ordem: o economista e ex-BBB Gil do Vigor, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e sua mulher, a professora da USP Ana Estela Haddad, durante recepção para convidados no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no dia da posse Lula - Mônica Bergamo - 1º.jan.2023/Folhapress

Eles mal conseguiam caminhar pelos salões do Itamaraty, tal a quantidade de pessoas que, celular em punho, os abordavam para tirar fotografias.

A mãe de Gil do Vigor, Jacira Santanna, disse à coluna que o filho tinha até tomado dois banhos —pela manhã, para ir à cerimônia em que Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto, e outro antes de ir para o Itamaraty.

"Ele disse: 'Mãe, não posso abraçar as pessoas suado e fedorento'", revelou ela.

Outro magistrado do STF muito festejado foi Ricardo Lewandowski.

A cineasta Petra Costa, diretora do filme "Democracia em Vertigem", que relatou o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a pressão da Operação Lava Jato sobre Lula, elogiou a "ética" e a "coerência" do ministro, desde os tempos do mensalão —em que foi o único a votar pela absolvição dos acusados. Ouviu elogios de volta.

VEJA VÍDEOS DE ALEXANDRE DE MORAES CERCADO POR ADMIRADORES EM RECEPÇÃO NO ITAMARATY:

Na conversa, Lewandowski disse que as pessoas, qualquer que seja a atividade que exerçam, devem agir sempre de acordo com sua consciência e visão de mundo –o que as leva à coerência.

"Não pode é a pessoa acordar e falar 'hoje eu gosto de pirulito de morango, amanhã eu gosto de limão', de acordo com as conveniências do momento", disse ele.

Estavam também no coquetel os ministros como Rui Costa, da Casa Civil, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, representantes de movimentos sociais, como Carmen Silva, do Movimento dos Sem Teto do Centro de São Paulo (MSTC), empresários e advogados, como Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que defenderam Lula nos processos da Lava Jato.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.