Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça recebe ações e ordena que Moro e Deltan se manifestem sobre gastos em campanha

OUTRO LADO: Ex-juiz já afirmou que ação é 'choro de perdedor' do PT, e Deltan disse que contratação questionada foi feita por seu partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu cinco dias para que o ex-procurador e deputado federal eleito Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e o ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentem suas defesas após serem acusados de suposto abuso de poder econômico em suas campanhas eleitorais.

O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e o ministro da Justiça Sergio Moro
O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro - Montagem/Eduardo Anizelli/Folhapress e Agência Brasil

INIMIGO COMUM

Embora respondam a processos diferentes, tanto Deltan quanto Moro foram acionados na Justiça pela Federação Brasil da Esperança, que reúne os diretórios estaduais de PT, PV e PC do B.

LUPA

No caso do ex-procurador, a articulação questiona pagamentos feitos ao escritório do advogado Matheus Almeida Rios Carmo, ex-assessor de Deltan, sem que fosse apresentada a origem dos recursos. Em sua defesa, o ex-coordenador da Operação Lava Jato já afirmou que Carmo foi contratado pelo Podemos para prestar serviços de assessoria jurídica.

LUPA 2

Sergio Moro, por sua vez, se tornou alvo da federação por gastos realizados durante a sua pré-campanha de 2022. De acordo com a ação, a prestação de contas do ex-juiz enviada à Justiça Eleitoral não considerou gastos realizados durante o período em que ele era filiado ao Podemos, antes de migrar para o União Brasil em 1º de abril do ano passado.

CHORO LIVRE

Na ocasião, o senador eleito classificou as acusações como "especulações fantasiosas". "A ação do PT é mero choro de perdedor e reflete o medo do partido de enfrentar uma oposição inteligente e democrática no Senado. Nada tememos, pois especulações fantasiosas não afetam a regularidade de nossas ações", disse à coluna.

ALIADOS

Em dezembro de 2022, o PL de Jair Bolsonaro entrou com uma ação pedindo a cassação do mandato de Moro pelo mesmo motivo. Após o ex-juiz se manifestar, o TRE-PR irá analisar se une ou não as duas ações. De acordo com o relator do caso, desembargador Mário Helton Jorge, há "total coincidência da parte investigada e de parcela dos pedidos".

ALIADOS 2

"Aludida ação [apresentada pelo PL] ainda encontra-se em fase inicial, não tendo sido efetivada a citação dos investigados, de sorte que, com a finalidade de se evitar decisões conflitantes, bem como por economia processual, mostra-se adequada a reunião dos feitos", afirma o magistrado.

PARCIALMENTE

Apesar de inicialmente receberem as ações contra Moro e Deltan, os relatores responsáveis pelos casos desconsideraram um pedido da federação de partidos de esquerda para que fosse feita uma intervenção judicial em caráter de urgência contra os dois.


ENVOLVIDOS

O ator, apresentador e humorista Paulo Vieira e sua namorada, a modelo Ilana Sales, prestigiaram a edição paulistana do show Ensaios da Anitta, realizado no Memorial da América Latina, no domingo (15). O ator Reynaldo Gianecchini esteve lá. O modelo e empresário Leandro D’Lucca e sua esposa, a atriz e cantora Cleo, também compareceram.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

O PL pediu a cassação do mandato de Sergio Moro em dezembro de 2022, não de 2023. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.