Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022 LGBTQIA+

Parlamentares LGBTQIA+ 'eleites' e integrantes do governo Lula se reunirão em Brasília

Segundo a organização VoteLGBT, 18 candidaturas do segmento foram vitoriosas no pleito de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cerca de 15 parlamentares LGBTQIA+ eleitos e nove organizações voltadas à causa se reunirão em Brasília, no próximo fim de semana, para discutir a representatividade do segmento na política e compartilhar dados que possam ser interessantes para os futuros mandatos.

Uma plenária com a participação de secretárias do governo Lula, que abordará o mês da visibilidade trans, também está prevista.

Erika Hilton
A deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL-SP) - Alexandre Meneghini - 25.fev.2022/Reuters

Batizado como "Encontro Nacional de LGBT+ Eleites do Brasil", com menção à linguagem neutra, o evento é realizado pela organização VoteLGBT. De acordo a entidade, 18 candidaturas LGBTQIA+ saíram vitoriosas do pleito do ano passado —o maior número desde 2014, quando foi iniciado o levantamento.

Nomes eleitos para a Câmara dos Deputados como Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP) já confirmaram presença no encontro, assim como deputados estaduais e distritais eleitos, que participarão de atividades previstas para sexta-feira (20) e sábado (21).

O governo federal, por sua vez, será representado pela secretária de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, pela secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, e pela assessora especial do Ministério da Justiça Sheila de Carvalho.

"O evento tem por objetivo celebrar o sucesso eleitoral expressivo nas eleições de 2022, com o dobro de eleitos e as duas primeiras parlamentares trans do Congresso, além de promover um espaço de reconhecimento e articulação entre as parlamentares", afirma o diretor do VoteLGBT+, Gui Mohallem.


DEIXA A VIDA ME LEVAR

O cantor Zeca Pagodinho recebeu o apresentador Serginho Groisman na inauguração da nova unidade do Bar do Zeca Pagodinho, na Neo Química Arena, em Itaquera, na cidade de São Paulo. O evento, realizado na noite de segunda (16), teve como atrações os cantores Salgadinho, Mumuzinho e Xande de Pilares. O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.