Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Sleeping Giants vai à Justiça para impedir que Jovem Pan delete vídeos sob investigação

Ação afirma que centenas de publicações já foram excluídas do canal da emissora no YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Sleeping Giants Brasil apresentou ao Tribunal de Justiça de São Paulo uma ação em que pede que o Google Brasil seja obrigado a preservar 2.309 vídeos publicados no canal da Jovem Pan no YouTube. A medida, afirma a organização, seria necessária para preservar provas que estariam sendo apagadas.

De acordo com levantamento feito pelo Sleeping Giants Brasil, a emissora já teria deletado ao menos 417 vídeos que conteriam discurso de ódio, ataques ao sistema eleitoral, informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19, desinformação sobre a emergência climática e incitação de ódio nacional.

Tutinha apresenta novos estúdios da Panflix
Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, nos estúdios da Panflix, plataforma de streaming da Jovem Pan, em janeiro de 2020, quando o programa recebeu o então ministro da Justiça Sergio Moro - Divulgação

A remoção de publicações teria se intensificado após a empresa tornar-se alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal, que investiga a disseminação de desinformação pela rede com potencial para incitar atos antidemocráticos.

À Justiça, o Sleeping Giants Brasil diz que, ao apagar ou ocultar os vídeos no YouTube, a Jovem Pan estaria se esquivando de eventual responsabilidade "pela sua conduta sistemática de difundir conteúdos ilícitos".

"Ainda que o ambiente democrático seja constituído essencialmente por diferenças, inclusive políticas, a disseminação de medo e desinformação é expressão de abuso do exercício do direito de informação e da liberdade de expressão e fere frontalmente a ordem constitucional democrática vigente", diz a ação.

"Os impactos práticos de discursos odiosos são graves, e no Brasil não faltam lamentáveis exemplos de resultados fatais", continua o Sleeping Giants. Procurado pela coluna, o Google afirma que, por ora, não comentará o tema. A Jovem Pan, por sua vez, não respondeu.

Um dos vídeos ocultados pela emissora trazia comentaristas divulgando uma notícia falsa que relacionava a morte de adolescentes com a vacinação contra a Covid-19. Antes disponível, o material agora exibe a mensagem "vídeo indisponível —este vídeo é privado" quando acessado.

"O Grupo Jovem Pan, enquanto usuário e criador [no YouTube], já excluiu diversos de seus conteúdos e pode vir a excluir mais vídeos a qualquer momento, o que fará com que a requerente [Sleeping Giants] perca acesso ao conteúdo, não podendo mais postular a responsabilização do grupo Jovem Pan", diz a organização ao Tribunal de Justiça de São Paulo.


EM FAMÍLIA

 A cantora Ivete Sangalo e seu filho Marcelo participam de gravação com a banda Filhos da Bahia, formada por Migga, João, Raysson e Zaia, em Salvador
A cantora Ivete Sangalo e seu filho Marcelo participam de gravação com a banda Filhos da Bahia, formada por Migga, João, Raysson e Zaia, em Salvador - Rafa Mattei/Divulgação

A cantora Ivete Sangalo e seu filho Marcelo gravaram com a banda Filhos da Bahia a faixa inédita "Frio", que será lançada em março deste ano. À frente do grupo estão Migga, João, Raysson e Zaia, que são filhos dos músicos Carlinhos Brown, Saulo, Tonho Matéria e Reinaldinho, respectivamente.

A colaboração com Ivete, realizada em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, irá compor a segunda parte do trabalho de estreia do Filhos da Bahia, o álbum "Bença!".

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.