Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Valdemar atua pessoalmente por vitória na presidência da Alesp e espaço na gestão de Tarcísio

Eventual vitória daria ao PL poder de barganha ainda não conquistado junto ao Governo de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, passou a atuar pessoalmente nas articulações em torno do comando da presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele deseja emplacar o nome do deputado André do Prado (PL), que hoje ocupa o posto de segundo vice-presidente da Casa.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, durante entrevista coletiva em Brasília - Evaristo Sa - 23.nov.2022/AFP

Para além de ter um apadrinhado na presidência, uma eventual candidatura bem-sucedida do PL daria a Valdemar espaço e poder de barganha ainda não conquistados junto à gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —seu partido acabou escanteado na distribuição de secretarias do governo paulista.

De acordo com deputados estaduais ouvidos pela coluna, esta seria a primeira vez em anos que Valdemar disputa um espaço tão expressivo junto à Alesp e ao Governo de São Paulo. Um deles diz nunca ter visto algo do tipo em pelo menos 15 anos de atuação na Casa.

A intervenção pessoal do presidente do PL se antecipa, em meses, à realização da eleição da Mesa Diretora da assembleia, prevista para 15 de março. Na mesma data, tomarão posse os parlamentares eleitos no pleito do ano passado.

Um acordo entre Tarcísio e o PL para apoiar a candidatura de André do Prado vem sendo ventilado desde o final de 2022. A atuação ativa de Valdemar aumenta a pressão sobre a negociação.

Nas últimas eleições, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro ampliou a sua bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo e elegeu 19 deputados, ante 17 na última legislatura.

A federação composta por PT, PV e PC do B também passará a ter 19 assentos na Casa. Na sequência está bancada da federação integrada por PSDB e Cidadania, com 12 deputados.


SOBRE TELA

O editor Luiz Schwarcz e a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz compareceram à abertura da exposição "Tridimen-sional: Entre o Sagrado e o Estético", realizada na galeria Arte 123, em São Paulo, na semana passada. A historiadora Maria Lucia Segall esteve lá. A galerista Vilma Eid e o crítico e colecionador Miguel Chaia, um dos proprietários das obras e curadores da mostra, participaram do evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.