Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Advogada que acusou Prevent Senior na CPI é condenada a pagar R$ 300 mil por dano moral

Bruna Morato representava médicos que já estavam desligados da operadora e acusou a empresa de participar de 'máfia' e 'trama macabra'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça condenou a advogada Bruna Mendes dos Santos Morato a pagar R$ 300 mil por danos morais à operadora de saúde Prevent Senior.

A profissional se notabilizou em 2021 ao depor na CPI da Pandemia do Senado e fazer graves acusações à empresa. A advogada depôs também na Câmara de Vereadores de São Paulo e concedeu diversas entrevistas.

A advogada Bruna Morato em sessão da CPI da Covid
A advogada Bruna Morato em sessão da CPI da Pandemia - Roque de Sá - 28.set.2021/Agência Senado

Na época, ela falava como representante de médicos que tinham se desligado da operadora, e afirmou, entre outras coisas, que os diretores da Prevent eram "criminosos" que atuavam como "milícias" e como "máfias".

Disse que a Prevent submetia pacientes internados com Covid a experimentos com remédios de eficácia não comprovada, como a hidroxicloroquina, e que participava de uma "trama macabra"que tirava "a oportunidade que essas pessoas [infectadas pelo coronavírus] tinham de sobreviver".

Na área trabalhista, afirmou que a operadora perseguia e ameaçava seus profissionais.

Em sua sentença, o juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 5a Vara Cível de São Paulo, afirmou que Bruna Morato não apresentou provas para sustentar suas acusações.

"Sem isso, a conduta da ré mostrou-se ilícita e pode ser qualificada como tentativa de assassinato de reputação de empresa de grande porte", escreveu ele.

"O dano moral daí advindo é evidente, além de demonstrado pela grande repercussão, na imprensa e mídias sociais, das ofensas e acusações propaladas", seguiu ele na decisão.

Ele afirmou ainda que as manifestações da advogada "estão longe de caracterizar liberdade de expressão", já que, sem provas, "a ré atribuiu à empresa condutas infamantes e definidas como crime". Segundo o magistrado, a condenação tem "o duplo objetivo de atenuar o dano e desestimular a reiteração da conduta".

Cabe recurso da decisão.

Em sua defesa, Bruna Morato afirmou que a Prevent Senior tentava "inverter a posição das partes na história" depois de ter atuado como "cúmplice do governo federal para difundir o uso da cloroquina".

Pontuou ainda que a operadora era investigada em diversos órgãos e que mais de dez de seus funcionários, diretores e sócios tinham sido indiciados "inclusive por crimes contra a humanidade".

O juiz, no entanto, rebateu afirmando que ela, "como advogada que é", deveria saber que "investigações em curso, indiciamentos e relatórios de comissões parlamentares de inquérito não se confundem com culpa formada. Menos ainda no Brasil, cuja Constituição Federal estabelece que 'ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória'".

O advogado da Prevent Senior, Alexandre Fidalgo, afirma que "ninguém pode ficar impune apenas valendo-se do argumento da liberdade de expressão ou crítica", e que "a divulgação de mentiras e ofensas" tem "consequências civis e penais".

"Tratando-se de advogada, conhecedora da lei, recai a ela gravidade maior ainda naquilo que publicamente fala —e sem prova".


TERCEIRO SINAL

A atriz Marisa Orth prestigiou a apresentação única do espetáculo "Paris", no Theatro Municipal de São Paulo, na noite de segunda-feira (27). A obra, que mescla teatro e dança, tem direção assinada por Jorge Takla. O mastro João Carlos Martins passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.