Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Bretas, o 'Moro' do Rio, será julgado pelo CNJ e pode ser afastado do cargo de juiz

Nos áureos tempos, ele prendeu Sergio Cabral e o empresário Eike Batista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O juiz federal Marcelo Bretas, da 7a Vara Federal do Rio de Janeiro, será julgado no dia 28 de fevereiro pela corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele é alvo de três representações disciplinares que questionam sua atuação na Operação Lava Jato.

O juiz Marcelo Bretas em um congresso no Rio de Janeiro
O juiz Marcelo Bretas em um congresso no Rio de Janeiro - Ricardo Borges - 23.nov.2018/Folhapress

DIA DE CAÇA

Bretas, que era conhecido como "o Moro do Rio de Janeiro" por atuar na Lava Jato de forma semelhante ao ex-juiz Sergio Moro, pode ser afastado do cargo com a abertura de um processo disciplinar contra ele –o que é considerado provável por magistrados de cortes superiores.

ASSINATURA

Uma das representações contra o magistrado é assinada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O político diz sofrer perseguição de Bretas, que não obedeceria ao princípio da imparcialidade ao atuar em processos que o envolvem.

OUTRO LADO

Bretas é ainda citado em três delações premiadas em que os réus fazem relatos sobre a atuação dele em acordos de delação premiada.

DICA

Neles, o juiz aparece tentando direcionar réus para firmar delação, o que é proibido por lei.

FICHA

Nos áureos tempos da Lava Jato, Bretas mandou prender investigados como o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral e o empresário Eike Batista.

NO AR

De perfil expansivo, o juiz chegou a pegar carona no avião oficial do então governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para ir à posse de Jair Bolsonaro, em 2019. E divulgou até foto. Em 2020, foi condenado à pena de censura por participar de ato político com o então presidente Jair Bolsonaro.

MARTELO

No total, onze conselheiros do CNJ vão julgar Bretas. O relator do caso é o corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.


PÁGINAS DA VIDA

O ex-presidente Michel Temer (MDB) compareceu à noite de autógrafos do livro biográfico "Muito Além dos Canaviais", que conta a história do empresário João Guilherme Sabino Ometto e é assinado pelo jornalista Ricardo Viveiros. O evento foi realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do estado de São Paulo), na capital paulista, na semana passada. O secretário estadual de Projetos Estratégicos de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.